Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Parte do IRS retido pelos trabalhadores deve ficar nas empresas, defende ex-secretário de Estado

11 jan, 2021 - 06:46 • André Rodrigues

Rogério Fernandes Ferreira, que foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de António Guterres, lembra que as ajudas do Estado estão a chegar demasiado tarde às empresas.

A+ / A-

O antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de António Guterres, Rogério Fernandes Ferreira, propõe que as empresas possam ficar com uma parte do IRS retido pelos trabalhadores para enfrentar eventuais dificuldades de tesouraria resultantes da redução da atividade, no contexto da pandemia.

A ideia surge a poucos dias de o país regressar a um novo confinamento generalizado.

Em declarações à Renascença, o antigo governante considera que, dessa forma, seria possível às empresas poderem dispor de liquidez imediata, em vez de terem de esperar pelas ajudas do Estado "que têm demorado imenso a chegar aos cofres das empresas".

"O Estado implementou moratórias e apresentou ajudas que têm chegado aos destinatários com algum atraso, e uma forma de deixar liquidez nas empresas seria esta: as empresas já retiveram na fonte o IRS dos trabalhadores, em vez de entregarem esse valor ao Estado - e depois, por diferentes razões, receberem um subsídio - a lei poderia determinar que as empresas ficavam com parte desde valor" esclarece o responsável, que acrescenta que "a medida ficaria sujeita à condição da manutenção, até ao final do corrente ano, de todos os postos de trabalho, dependente e independente com carácter de permanência (assim se aplicando a falsos e verdadeiros recibos verdes) que foram sujeitos à retenção do imposto na fonte não entregue".

No fundo, diz Fernandes Ferreira, tratar-se-ia da "consignação de um valor que o Estado abdicaria de receber das empresas", em que os trabalhadores estariam a contribuir, com parte do imposto retido, para assegurar a vida das empresas, bem como a preservação do emprego.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    11 jan, 2021 Seixal 12:21
    Era o que faltava. Em nome da pandemia já vale tudo. Recuso liminarmente que a retenção do meu IRS fique na mão dos empresários. Se têm problemas de tesouraria recorram aos bancos que é para isso que eles existem.
  • Cidadao
    11 jan, 2021 Lisboa 11:37
    TSU do Passos Coelho, parte II

Destaques V+