Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tecnologia

Google processada por 38 estados norte-americanos por práticas anticoncorrenciais

17 dez, 2020 - 23:55 • Lusa

Procurador do estado do Colorado argumenta que “os consumidores não têm a possibilidade de serviços com maior qualidade e maior proteção em termos de privacidade" e que "os anunciantes são prejudicados pela qualidade inferior e por preços mais altos”.

A+ / A-

A Google foi processada por 38 estados norte-americanos que, esta quinta-feira, avançaram com uma ação judicial, alegando que a empresa detém o monopólio ilegal do mercado ‘online’ de pesquisas, prejudicando consumidores e anunciantes.

A ação, movida no tribunal federal de Washington, foi anunciada por procurador-geral do Colorado, Phil Weiser.

“Os consumidores não têm os benefícios da concorrência, como a possibilidade de serviços com maior qualidade e maior proteção em termos de privacidade. Os anunciantes são prejudicados pela qualidade inferior e por preços mais altos”, considerou, em comunicado, Phil Weiser.

Além do Colorado, o Alasca, Arizona, Connecticut, Delaware, Havai, Iowa, Idaho, Illinois, Kansas, Maine, Maryland, Massachusetts, Minnesota, Nebraska, Nevada, New Hampshire, Nova Jersey, Nova México, Nova Iorque, Carolina do Norte, Dakota do Norte, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Dakota do Sul, Tennessee, Utah, Vermont, Virgínia, Washington, Virgínia Ocidental, Wyoming e Columbia, também os territórios de Guam e Porto Rico processaram o gigante tecnológico.

Nos últimos dois meses, a Google já foi alvo de três conjuntos de processos anti concorrenciais.

Uma dezena de estados liderados por procuradores-gerais republicanos avançaram, na quarta-feira, com processos contra a empresa por “conduta anticompetitiva” na publicidade ‘online’.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+