Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Web Summit: “Termos negociais estão continuamente a ser objeto de revisão”

16 dez, 2020 - 13:48 • Lusa

Retorno foi inferior ao que podia ter sido com evento híbrido, admite a secretária de Estado do Turismo.

A+ / A-

A secretária de Estado do Turismo admite que o retorno da Web Summit para o turismo foi inferior ao que podia ter sido se o evento fosse híbrido ou presencial, que não foi a opção da organização.

“O retorno para o turismo e para Portugal […] foi naturalmente inferior àquele que gostaríamos, se tivéssemos um evento híbrido ou presencial, que acabou por não ser a opção da organização” afirmou Rita Marques, que está a ser ouvida na comissão parlamentar de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, a pedido do CDS-PP.

A governante adiantou, ainda, que “os termos negociais” entre Portugal e a organização da Web Summit, que tem contrato para mais oito anos de realização do evento tecnológico em Portugal, “estão sempre, continuamente, a ser objeto de revisão”.

“Estamos naturalmente aqui em conversa muito viva também com a organização, tentando perceber qual é o futuro, o que nos reserva os próximos oito anos”, apontou, lembrando que a organização da cimeira tecnológica já anunciou planos para a realização do evento em outros países, como por exemplo, no Japão, Brasil e Malásia.

A Web Summit, considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas do mundo, realizou-se este ano totalmente 'online' com "um público estimado de 100 mil" pessoas.

Para o cofundador do evento, o irlandês Paddy Cosgrave, o próximo grande desafio será trazer "100.000 pessoas a Lisboa", o que só acontecerá "em 2022 ou 2023".

Relativamente à polémica do pagamento de 11 milhões de euros (oito milhões pelo Governo e três milhões de euros pela câmara de Lisboa) por uma edição que é 'online', Paddy Cosgrave disse tratar-se de um assunto político, em que não se quer envolver. O CDS-PP enviou questões sobre o tema ao Governo e o vereador do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Lisboa também questionou o pagamento do contrato.

Após duas edições realizadas em Lisboa (2016 e 2017), a Web Summit e o Governo Português anunciaram, em outubro de 2018, uma parceria a dez anos que permite manter a conferência na capital portuguesa até 2028.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+