Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Habitação. Apoios às rendas podem ser convertidos em subsídios

04 dez, 2020 - 11:31 • Susana Madureira Martins (no Parlamento)

A hipótese está a ser estudada pelo Governo, que neste momento tem uma equipa só a analisar esta questão. O objetivo é apoiar as famílias mais afetadas pela crise.

A+ / A-

O Governo está a ponderar converter em subsídios os apoios no pagamento das rendas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira de manhã pela secretária de Estado da Habitação, no Parlamento.

Num debate agendado pelo PSD, Marina Gonçalves afirmou que está a ser preparado um diploma com vista a permitir que os empréstimos do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) para os apoios à habitação passem a ser subsídios.

“O IHRU tem neste momento uma equipa apenas para os apoios e que vai continuar a trabalhar em 2021”, afirmou, adiantando que o processo está “mais simplificado” e “não há, neste momento, problemas de atraso no processamento dos apoios”.

Além disso, está a ser terminado “o decreto-lei para, logo no início do ano, dar execução a este apoio, sendo certo que uma das questões que estamos a ponderar é que parte destes apoios, tendo em conta os rendimentos das famílias e os efeitos da crise, possam ser convertidos em subsídios – ou seja, não serem empréstimos do IHRU, mas subsídios do IHRU”, anunciou.

A secretária de Estado da Habitação lamentou ainda a falta de adesão ao Programa de Apoio no Pagamento de Rendas, referindo que não houve muitos candidatos.

“Não teve uma adesão muito forte, mas a verdade é que, não querendo falar do que foi a opção dos portugueses, também não houve muitos candidatos ao programa”, afirmou Marina Gonçalves.

O debate desta sexta-feira foi subordinado ao tema “A pandemia e as suas implicações nas políticas de habitação”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+