Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tomorrow Tourism Leaders - Super Edition

Valorizar o Turismo de Natureza e garantir a sustentabilidade? Concurso oferece 5 mil euros

20 nov, 2020 - 00:58 • Ana Carrilho

Mais de 500 pessoas já apresentaram propostas a implementar nas diversas regiões do país, mas o concurso ainda decorre até dia 22. O vencedor ganha 5 mil euros e vai ter ajuda da sua Entidade Regional de Turismo para desenvolver o projeto. Até agora, a maioria das ideias foi apresentada por jovens.

A+ / A-

O “Tomorrow Tourism Leaders” já tem várias edições, mas esta é “super” porque às tradicionais entidades promotoras – Forum Turismo e Turismo de Portugal – se juntou o grupo Super Bock.

O objetivo desta competição nacional na área do turismo e hotelaria é procurar soluções que permitam um maior desenvolvimento do turismo interno nas sete regiões de turismo. Desta vez, o enfoque está no Turismo de Natureza e o concurso procura as melhores ideias para valorizar o turismo de natureza, garantindo a sustentabilidade do meio ambiente.

António Marto, presidente do Forum Turismo, diz à Renascença que “as circunstâncias que vivemos hoje obrigam a que o turismo seja repensado na base da sustentabilidade, numa forma de usar os recursos naturais, mas sem os pôr em causa”.

“Como podes ativar o Turismo de Natureza na tua região?” A chamada mais informal não se destina apenas aos mais novos, mas a todos os que pensem que têm uma boa ideia. Embora sejam os estudantes que, até agora, enviaram mais propostas.

Como concorrer?

Quem estiver interessado pode ir ao site do "Tomorrow Tourism Leaders" e fazer a inscrição. Nesta primeira fase, iniciada a 22 de outubro e que termina no dia 22 deste mês, próximo domingo, só tem de apresentar a sua ideia, usando um máximo de 500 caracteres.

Até agora já chegaram 500 propostas, a maioria de jovens estudantes. “Um sinal de que querem fazer vingar as suas ideias e defender a sustentabilidade no Turismo”, diz António Marto.

Durante o mês de dezembro, representantes das entidades promotoras vão escolher as que consideram melhores, respondendo aos critérios de criatividade e inovação, relevância e adequação da resposta à questão.

Desafiam então os autores a formar equipas com 2 a 5 elementos para desenvolver o projeto e passam para as sete Entidades Regionais de Turismo (Porto e Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Ribatejo, Algarve, Madeira e Açores) a responsabilidade de escolherem o seu representante na Final, que deverá ter lugar em fevereiro.

O vencedor ganha um espaço físico na sua Região e cinco mil euros para implementar a sua ideia, além do apoio de mentores especialistas na área e a oportunidade de apresentar e publicitar o projeto em diversos momentos.

Em ano de Covid-19, a página do Tomorrow Tourism Leaders desafia todos a #desconfinarasideias.

Numa mensagem final, frisa que “Portugal é um país de turismo. E este é o nosso caminho. A pandemia é só uma lomba na estrada. Para não pararmos, precisamos de ideias e de líderes. Precisamos de ti.”

Quinhentos já responderam ao desafio. Um será vencedor, mas o presidente do Forum Turismo promete “tratar bem das ideias e dar-lhes continuidade”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+