Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

México

Semanas de trabalho de três dias e reforma aos 75. A receita pós-Covid do magnata Carlos Slim

22 out, 2020 - 23:18 • Redação

Não é a primeira vez que o empresário mexicano, dono de uma das dez maiores fortunas do mundo, apresenta estas propostas.

A+ / A-

Veja também:


Fala-se de uma "nova normalidade" desde o início da pandemia de Covid-19 e são vários os especialistas que tentam adivinhar diferentes caminhos de recuperação. Para o magnata mexicano Carlos Slim, a receita económica para o pós-pandemia é simples: jornadas de trabalho de 11 horas mas apenas três dias por semana e aumento da idade da reforma para os 75 anos.

Para o multimilionário, o duro golpe deferido pela pandemia de Covid-19 exige como resposta "planos novos e arrojados para combater o desemprego e a salvar as empresas".

"Este vírus invisível criou uma situação económica e situação incomum que vai conduzir a uma nova normalidade, em que muitas coisas não serão iguais", defendeu Carlos Slim na quarta-feira durante um encontro virtual da Confederação Espanhola de Diretores e Executivos (CEDE).

Esta não é a primeira vez que o empresário mexicano, dono de uma das dez maiores fortunas do mundo segundo a Bloomberg, apresenta propostas como esta, indica o "El País".

Em 2015, antes da pandemia mas com o mundo ainda na ressaca da crise de 2008 e consequente recessão, Slim aproveitou outro encontro empresarial para defender a aposta nas 33 horas de trabalho semanais divididas por três dias da semana, sob o argumento de que "quem quiser pode acumular dois trabalhos".

Na altura, também destacou que a idade da reforma devia ser revista, "porque uma pessoa reformar-se aos 62 anos torna o sistema insustentável", explicou referindo-se ao caso de Espanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+