Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Moratórias. Se não quer prolongar tem de dizer hoje

20 set, 2020 - 09:01 • Pedro Mesquita

As moratórias bancárias suspendem o pagamento de prestações de empréstimos e foram alargadas até 31 de março de 2021, mas se não deseja o prolongamento deve comunicar já. Economista deixa alertas.

A+ / A-

Termina neste domingo o prazo para os beneficiários de moratórias bancárias concedidas no âmbito da pandemia de Covid-19 comunicarem a sua oposição ao alargamento do apoio.

As moratórias bancárias, que suspendem o pagamento de prestações de empréstimos, foram alargadas até 31 de março de 2021.

As entidades beneficiárias que tenham aderido ficam automaticamente abrangidas pelo período adicional do diploma, exceção feita quando comunicarem a sua oposição – e este domingo é o último dia para o fazer.

O novo regime amplia a moratória a todos os contratos de crédito hipotecário, bem como ao crédito aos consumidores para finalidade de educação, incluindo formação académica e profissional.

Não precisa? Não adie

O economista João Calado, coordenador do Gabinete de Orientação dos Consumidores do ISEG, lembra que só deve apostar nas moratórias quem realmente precisar.

“Se, por causa desta crise que estamos a viver, estiverem numa situação insustentável e não puderem cumprir com os pagamentos, então devem recorrer à moratória. Se, pelo contrário, puderem na mesma continuar a cumprir com os seus compromissos financeiros não os devem adiar, porque a situação financeira pode ficar comprometida para o futuro”, alerta, em declarações à Renascença.

“Poderão surgir outras situações que sejam tão graves como esta e não vale a pena”adiar o que pode ser cumprido já hoje, porque vai ter que pagar na mesma e com juros, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+