Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Covid-19

É empresário? Apoios fiscais a micro, pequenas e médias empresas chegam sábado

31 jul, 2020 - 13:54 • Lusa

A medida insere-se no caráter excecional da pandemia de Covid-19 e foi proposta pelo PCP, tendo sido aprovada no Parlamento em final de junho.

A+ / A-

Novas medidas fiscais para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19 nas micro, pequenas e médias empresas (PME), como a suspensão temporária do pagamento por conta do IRC, foram publicadas nesta sexta-feira para entrarem em vigor no dia seguinte ao da sua publicação (sábado).

A lei publicada em Diário da República, e que ainda tem de ser regulamentada pelo Governo, vigora até ao final do ano em que cessem as medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia de SARS-CoV-2 e à doença Covid-19.

O diploma estabelece o seguinte:

  • suspensão temporária do pagamento por conta do imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) para entidades classificadas como micro, pequenas ou médias empresas, bem como cooperativas
  • possibilidade de reembolso da parte do pagamento especial por conta que não foi deduzida
  • um prazo máximo para a efetivação do reembolso do imposto sobre o valor acrescentado (IVA), do IRC e do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRS) quando o resultado da retenção na fonte de pagamentos por conta ou de liquidações for superior ao imposto devido.

"Quando o montante de retenção na fonte, de pagamentos por conta ou de liquidações de IVA for superior ao imposto devido, o reembolso é efetuado no prazo de 15 dias após a entrega da respetiva declaração por parte do sujeito passivo", no que se refere aos impostos IVA, IRC, IRS, lê-se no documento.

Estas medidas de apoio às micro e PME decorrem de um projeto de lei do PCP, aprovado pelos partidos da oposição em votação final global, em finais de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+