Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Pandemia de ​Covid-19

Regresso ao trabalho tem de ser feito em segurança, alerta OIT

28 abr, 2020 - 00:00 • Ana Carrilho

Sem garantias adequadas para o regresso ao trabalho, pode haver uma segunda vaga do coronavírus, alerta a Organização Internacional do Trabalho, no dia em que se assinala o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

A+ / A-

Veja também:


Com a pressão sobre os países para que aliviem as medidas de confinamento, é preciso que os governos tomem medidas para prevenir e controlar a Covid-19 nos locais de trabalho. Para tal, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) recomenda o envolvimento das organizações de trabalhadores e empregadores.

“A saúde e segurança de toda a nossa força de trabalho são fundamentais hoje. Face a um surto de doença infeciosa, a forma como protegemos os nossos trabalhadores determinará claramente o nível de segurança das nossas comunidades e de resiliência dos nossos negócios. Só implementando medidas de segurança e saúde é que podemos proteger a vida dos trabalhadores, as suas famílias e comunidades, garantindo a continuidade do trabalho e a sobrevivência económica”, afirmou o diretor geral Guy Ryder, para assinalar a data.

Medidas que devem ser especificamente adaptadas às necessidades dos trabalhadores que estão na linha da frente da pandemia: profissionais de saúde, equipas de emergência, forças de segurança, além do comércio alimentar e serviços de limpeza.

Para os mais vulneráveis, particularmente na economia informal, migrantes e do trabalho doméstico a OIT defende medidas de proteção que incluam também educação e formação sobre práticas de trabalho seguras, fornecimento de EPI (Equipamento de Proteção Individual), acesso a serviços públicos de saúde e alternativas de subsistência.

OIT define regras básicas para o regresso ao trabalho com segurança

Neste Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho a OIT reafirma as recomendações que tem feito para que o regresso ao trabalho se faça com segurança e se evite uma segunda vaga de contágio nos locais de trabalho.

  • Mapear os perigos e avaliar riscos de contágio em todas as operações do trabalho e continuar a avaliá-los após o regresso ao trabalho;
  • Adotar medidas de controlo de riscos adaptadas a cada setor e à especificidade de cada local de trabalho. Isso pode incluir a redução de interação entre os trabalhadores, prestadores de serviços, clientes e visitantes, respeitando o distanciamento físico; melhorar a ventilação nos locais de trabalho; limpar e higienizar regularmente as superfícies;
  • Fornecer EPI’s aos trabalhadores e sem custos;
  • Ter condições físicas para isolar casos suspeitos;
  • Proporcionar apoio no âmbito da saúde mental;
  • Proporcionar formação, educação e material informativo sobre segurança e saúde no trabalho.

A proteção dos trabalhadores no local de trabalho é apenas um dos quatro pilares definidos pela OIT no âmbito das políticas integradas e em grande escala que os governos devem adotar para responder à pandemia.

Além disso, serão necessárias medidas de apoio às empresas, ao emprego e rendimentos e estímulo à economia e emprego. Envolvendo os representantes dos trabalhadores e empregadores, na busca de soluções.

Guy Ryder considera que esta é a maior crise global desde a II Guerra mundial e OIT calcula que a Covid-19 está a afetar quatro em cada cinco trabalhadores. Ou seja, mais de 3 ,3 mil milhões de pessoas.

Essa é uma das razões pela qual a OIT já assumiu que a perda de postos de trabalho no fim de 2020 deverá ser muito superior aos 25 milhões que tinha previsto inicialmente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+