Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Covid-19

Personalidades pedem novas medidas para reabertura controlada da economia

13 abr, 2020 - 09:54 • Redação com Lusa

Numa carta enviada ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e ao primeiro-ministro, um conjunto de profissionais de saúde, de gestores e empresários recordam que é fundamental criar uma alternativa “a novos períodos de ‘lockdown’".

A+ / A-

Profissionais de saúde, empresários e gestores apelam ao regresso controlado do funcionamento da economia e propõem uma série de medidas como o uso generalizado de máscaras e das novas tecnologias, para controlar uma nova vaga de infeções pelo novo coronavírus.

Numa carta enviada ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e ao primeiro-ministro, um conjunto de profissionais de saúde, de gestores e empresários, entre eles os presidentes da Altice, da Vodafone e da NOS, assim como gestores ligados à indústria, à cultura e ao turismo, recordam que é fundamental criar uma alternativa “a novos períodos de ‘lockdown’ – que se apresentam como um modelo cego e com impacto na economia de um país”.

Na carta, a que a agência Lusa teve acesso, dão como exemplo o Japão, Singapura e a Coreia do Sul para afirmar que é possível, com medidas de contenção muito rigorosas, manter a economia e funcionamento sem "lockdown" e, ao mesmo tempo, conter a propagação do vírus.

“Acreditamos que não é possível suspender a atividade económica até que não exista qualquer risco de contágio. O nosso modelo de sociedade não suportaria uma espera tão prolongada. Mas também consideramos que seria uma atrevida inconsciência retomar a atividade sem adotar cuidados adicionais que garantam que não teremos um ressurgimento a curto e médio prazo”, escrevem.

Uso obrigatório de máscaras e diagnóstico precoce


Como medidas adicionais, sugerem o uso obrigatório de máscaras por parte de toda a população para reduzir a transmissão do vírus e que, em caso de escassez de material, estas sejam confecionadas em casa seguindo as instruções do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas e de entidades internacionais como o Centro de Controlo de Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Relativamente a esse tema, a ministra da Saúde descartou, no domingo, em conferência de imprensa, a possibilidade de um regresso à normalidade, fazendo testes às pessoas e dando-lhes máscaras para que se possa abandonar o isolamento social e descongelar a economia. "Fosse assim tão simples. O uso da máscara só tem alguma eficácia quando utilizada em combinação com outras medidas, desde logo o isolamento social e higienização geral", frisou Marta Temido.

O diagnóstico precoce de Covid-19, testando todos os suspeitos num prazo de 24 horas desde a manifestação de sintomas, a massificação da utilização dos testes serológicos na população portuguesa, e a utilização, com supervisão da comissão de proteção de dados, de informação cedida pelos operadores de redes móveis para identificar cidadãos eventualmente expostos a risco de contágio par serem informados via SMS ou contacto telefónico são outras das medidas defendidas.

Este grupo de personalidades defende o uso de equipamento de proteção individual em todos os profissionais de saúde, tanto em áreas Covid-19 como não Covid-19, para evitar contágio por doentes que não se enquadrem inicialmente na definição de caso suspeito. Também defendem a capacitação de grupos específicos em empresas, escolas e comunidades para identificação de casos suspeitos na comunidade.

Defendem que sejam mantidas todas as medidas de distanciamento “que não tenham impacto económico, como o regime de teletrabalho sempre que possível”, assim como a ponderação individual do aliviar de cada medida de contenção.

Esperar o melhor, preparar para o pior


Criar estrutura de Laboratórios e Médicos sentinela para identificação de transmissão do novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19, assim como a definição dos necessários investimentos adicionais a efetuar no Serviço Nacional de Saúde, “de forma a estar preparado para todos os cenários”, são outras das propostas.

“Conforme o alerta da Ordem dos Médicos, temos hoje a consciência clara de que milhares de utentes evitam o SNS, por receio de potencial contágio. Este facto leva a que patologias mais frequentes e igualmente fatais estejam a ser diagnosticadas tardiamente, com consequente aumento da morbilidade e mortalidade”, recordam.

Defendem ainda que “Portugal precisa de, tão rápido quanto possível, reinventar e ajustar rotinas tendentes ao regresso a uma certa normalidade reinventada”, para que a economia possa “iniciar uma recuperação acelerada”.

Os mais recentes dados oficiais dão conta de 504 mortos e 16.585 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em Portugal.

[notícia atualizada às 12h09]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+