Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Restauração e alojamento têm 75% das empresas encerradas

03 abr, 2020 - 15:43 • Lusa

A secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, anunciou que, das 75% de empresas encerradas, quase 70% dizem respeito à área do alojamento turístico e 33% à restauração.

A+ / A-

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) disse nesta sesta-feira que, neste momento, estão encerradas 75% das empresas do setor, de acordo com os resultados de um inquérito aos associados, divulgado também hoje.

Em conferência de imprensa online para apresentar os resultados do estudo “Covid-19 – Impacto na atividade turística”, a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, adiantou que, das 75% de empresas encerradas, quase 70% dizem respeito à área do alojamento turístico e 33% à restauração.

O mesmo inquérito, realizado entre os dias 1 e 3 de abril e que contabilizou cerca de duas mil respostas, indica também que 50% das empresas inquiridas pretendem avançar para o ‘lay-off’ simplificado, uma das medidas governamentais de apoio às empresas.

Desses 50%, cerca de 70% admitiram não conseguir pagar salários neste mês de abril, se, entretanto, a Segurança Social não fizer a entrega atempada do apoio previsto, que deverá acontecer em 28 de abril.

Do conjunto de empresas que disse pretender avançar para 'lay-off', 75% adiantaram que é uma medida para aplicar a todos os seus trabalhadores.

Quase 80% das empresas associadas da AHRESP disseram não ter recorrido a apoios financeiros e, dos 23% que o fizeram, 2/3 recorreu à linha de apoio do Turismo de Portugal, que se destina a microempresas.

Das empresas que responderam ao inquérito, 60% referiram “claramente que as linhas de apoio não são adequadas às suas necessidades e indicaram como prioritário o apoio a fundo perdido”, acrescentou Ana Jacinto.

Quanto a despedimentos, 94% das empresas ainda não demitiram qualquer trabalhador, porém 30% referem que já não conseguiram pagar salários em março e 80% estimam uma ausência total de faturação em abril e maio.

“O impacto no emprego é tremendo, o impacto na faturação é tremendo e o cenário só vem confirmar aquilo que a AHRESP tem vindo a dizer”, afirmou a secretária-geral da associação.

“Urge que sejam concretizadas medidas sérias de apoio direto à tesouraria das empresas para que possam sobreviver e manter os postos de trabalho”, advertiu a responsável.

Para a AHRESP, as empresas devem ser apoiadas com dinheiro a fundo perdido, para evitar o sobreendividamento.

“Não há outra alternativa, porque as empresas não vão aguentar” os “custos enormíssimos” que terão de saldar quando acabar a crise, sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+