Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. Mais 13 milhões de máscaras até início de abril

20 mar, 2020 - 09:30

Em Portugal, há 785 casos confirmados e o número de mortos no país subiu para quatro, de acordo com o balanço de quinta-feira.

A+ / A-

Numa altura em que começam a escassear materiais de proteção individual, como máscaras e luvas, as empresas que fabricam estes materiais descartáveis esforçam-se para responder às necessidades.

Uma delas é líder de mercado e tem conseguido aumentar a produção. “Até 5 de abril, vamos disponibilizar aos profissionais de saúde mais 13 milhões de máscaras, mas devo referir que, diariamente, disponibilizamos milhões de batas e de luvas de exame”, esclarece Pedro Costa, CEO da RACLAC, sediada em Vila Nova de Famalicão – uma empresa especializada na conceção, fabrico e comercialização de produtos descartáveis para a área da saúde, indústria e estética, que acredita que a responsabilidade acrescida que tem neste momento, por ser líder de mercado, a obriga a responder às necessidades.

Para este empresário, “a solução está no foco e não nas dificuldades”. E focalizado que está na necessidade de produzir cada vez mais, “uma nova unidade industrial vai estar ativa nos próximos dias, permitindo uma média diária de três milhões de luvas”.

Todo a produção está a ser encaminhada para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e para alguns hospitais privados.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 245 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 9morreram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para quatro.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o estado de emergência na quarta-feira - aprovado pelo parlamento, depois de parecer favorável do executivo - que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.

Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Coronavírus. Como lavar as mãos para evitar contágios, em 10 passos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+