Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

​App portuguesa controla saúde dos trabalhadores em empresa de Singapura

06 mar, 2020 - 11:57 • Fátima Casanova , Cristina Nascimento

Aplicação permite registar temperatura, eventuais sintomas de infeção com Covid-19 e deslocações ao estrangeiro.

A+ / A-

Há uma empresa em Singapura, com 15 mil funcionários, que está a prevenir-se contra a doença através de uma aplicação desenvolvida em Portugal. A app permite aos funcionários partilhar e atualizar informações sobre o seu estado de saúde.

Chama-se "Health Status Reporting" e é a resposta a um pedido de uma empresa de segurança, para criar um sistema que permitisse um rastreio eficaz dos vários sintomas associados ao Covid-19.

“Serve essencialmente para fazer o rastreamento de sintomas do coronavírus. Permite aos colaboradores da empresa registarem na aplicação se têm algum sintoma do coronavírus, nomeadamente tosse, expectoração, febres”, explica à Renascença Pedro Delgado, diretor técnico da empresa Do It Lean.

A aplicação permite ainda que os colaboradores registem regularmente a sua temperatura e emitir “alertas tanto para a pessoa, como para a organização que existe alguém com determinados sintomas ou que está com alterações de temperatura”.

Além da condição física, a aplicação prevê ainda que possam ser registadas deslocações para o estrangeiro.

Pedro Delgado explica ainda os utilizadores são informados e têm de autorizar a recolha de dados.

“A primeira vez que o utilizador for registar algum dado é confrontado com o pedido de autorização para o fazer”, garante.

Esta autorização em Singapura é suficiente, mas na Europa, devido ao Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a utilização desta ferramenta torna-se mais complicada.

“Já recebemos contactos de empresas nacionais que pretendem fazer a utilização da aplicação. Estamos neste momento a discutir com eles questões mais relacionadas com a privacidade dos dados, nomeadamente o RGPD”, explica.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+