Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Plástico, palhinhas, cotonetes... Associação Zero aplaude antecipação da proibição

22 fev, 2019 - 13:16 • Redação

Portugal vai antecipar-se à diretiva europeia.

A+ / A-

A associação ambientalista Zero saúda a antecipação por parte de Portugal da diretiva europeia que proíbe os plásticos descartáveis.

“Sabemos que há um problema. Quanto mais cedo começarmos a trabalhar, melhor para toda a gente – para o mercado, que vai também promovendo novas soluções, e para as pessoas se irem habituando para outros modelos de consumo. E também para o ambiente”, refere Susana Fonseca, daquela associação.

O anúncio da antecipação foi feito pelo ministro do Ambiente na Renascença. Matos Fernandes afirmou que produtos como palhinhas, talheres, pratos descartáveis e cotonetes vão desaparecer dos supermercados em 2020.

A Zero diz que se pode ir ainda mais longe, nomeadamente com as embalagens que se usam no “take away”, onde “já há soluções a serem implementadas em várias cidades europeias, com a utilização de taras”.

As novas medidas são apresentadas esta sexta-feira na conferência "Vive(r) com menos plástico” – algo que o ministro do Ambiente diz que não pode ser um mero slogan.

Entre as novidades está ainda o facto de os sacos normalmente utilizados nos hipermercados passarem a ser proibidos a partir de janeiro de 2020, enquanto os mais resistentes devem ficar mais caros do que os 50 cêntimos. Isentos ficam os constituídos por 70% ou mais de plástico reutilizável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 22 fev, 2019 16:51
    De tudo o que faz mais falta"sao os cotonetes!

Destaques V+