Siga-nos no Whatsapp

Interativo

Que ruas vão estar interditadas durante a JMJ? Posso andar de bicicleta? O plano de mobilidade de Lisboa

11 jul, 2023 - 17:33 • Diogo Camilo , Salomé Esteves (mapa)

Na zona vermelha, que vai desde o Parque Eduardo VII à Praça do Comércio, a circulação rodoviária vai estar proibida. Trabalhadores vão ter de pedir declaração à entidade patronal para entrar na zona amarela. Bicicletas e trotinetes não vão poder circular em grande parte de Lisboa.

A+ / A-

A Jornada Mundial da Juventude vai causar constrangimentos ao trânsito, com a restrição absoluta de carros desde o Parque Eduardo VII até à Baixa de Lisboa nos dias 1,3 e 4 de agosto, e condicionamentos na zona do Parque das Nações e no Passeio Marítimo de Algés nos dias 5 e 6 de agosto.

De acordo com o plano da Direção Municipal de Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, a que a Renascença teve acesso, pertencem à zona vermelha de restrição a Praça Marquês de Pombal, as vias centrais da Avenida da Liberdade, a Praça dos Restauradores, na Praça do Rossio e na zona da Praça do Comércio, onde o trânsito estará proibido.

Na zona amarela, o trânsito estará ainda fortemente condicionado nas freguesias de Santa Maria Maior, Santo António e Avenidas Novas. Esta vai desde o Cais do Sodré a Santa Apolónia e desde a Graça ao Campo Pequeno.

A zona verde, com restrição condicionada, vai até ao Parque de Monsanto engloba as freguesias de Alvalade, Arroios, São Vincente e São Domingos de Benfica.

Nas restrições ao Parque Tejo está previsto o corte do IC2 (Itinerário Complementar), divulgou esta terça-feira a autarquia de Lisboa.

Após a reunião em que foi apresentado o plano provisório de mobilidade para a JMJ, foi anunciado que a zona só terá condicionamentos nos dias 5 e 6 de agosto, datas em que se realizam cerimónias no Parque Tejo-Trancão.

O corte à circulação do IC2, entre as 23:50 do dia 4 de agosto e a noite do dia 6 para dia 7, é um dos exemplos de constrangimentos que se irão verificar naquela zona.

A zona vermelha, neste caso, será o espaço à volta do Parque Tejo, com a zona amarela - fortemente condicionada - a incluir o Parque das Nações, onde é recomendado a circulação apenas em situações específicas.

Na zona verde, condicionada à circulação rodoviária, está a freguesia dos Oliviais e a zona circundante do Aeroporto Humberto Delgado.

No Passeio Marítimo de Algés também estão previstos condicionamentos para o dia 6 de agosto, com a zona junto ao local onde estará o palco a ser vermelha e, por isso, proibida ao trânsito.

Na zona amarela, que vai desde a Avenida de Brasília à Doca de Pedrouços, é apenas garantida a circulação de residentes, trabalhadores com declaração da entidade patronal, cargas e descargas entre as 24h e 7h, TVDE's e tuk tuk's e transportes públicos como táxis, Carris e TML.

As bicicletas GIRA e trotinetes não poderão circular para e no interior do perímetro da Zona Amarela.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    12 jul, 2023 Palmela 00:25
    O presidente da camara de lisboa devia ser impedido de sair de casa durante as jornadas mundiais da juventude! Era pra ele saber o que o transtorno que da as pessoas!

Destaques V+