Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos

Fotogaleria

Habitações inundadas e algumas localidades isoladas no norte da Madeira

26 dez, 2020 - 13:50 • Fotografias: Homem de Gouveia/Lusa

A tempestade que chegou ao arquipélago da Madeira no dia de Natal fez com que 27 pessoas fossem retiradas das suas casas por motivos de segurança. Algumas habitações sofreram inundações.

A+ / A-

Algumas localidades da freguesia da Ponta Delgada, concelho de São Vicente, na costa norte da Madeira, continuam hoje isoladas devido ao temporal que afetou a região no dia de Natal, decorrendo agora trabalhos de limpeza das estradas.

"As zonas isoladas são as Lombadas, na parte mais alta da freguesia da Ponta Delgada, e também a ligação entre Ponta Delgada e Boaventura, neste momento, só é possível fazer de 4x4", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês.

O autarca está a acompanhar as operações no terreno, numa altura em que a chuva perdeu a intensidade, embora o Serviço Regional de Proteção Civil mantenha em vigor o aviso amarelo para precipitação na costa norte da Madeira até às 18h00 de sábado.


A tempestade fez com que 27 pessoas fossem retiradas das suas casas por motivos de segurança, mas as habitações não sofreram danos significativos, além de inundações.

"Logo que haja condições de segurança e que seja efetuada a limpeza, as pessoas regressam às suas casas, porque neste momento estão em casa de familiares ou amigos", disse José António Garcês, vincando que se trata de 20 moradores de Ponta Delgada e sete de Boaventura, freguesias que, juntamente com a de São Vicente, constituem o concelho nortenho.

Embora não seja ainda possível traçar um balanço final dos estragos, o autarca aponta para vários danos em infraestruturas públicas, nomeadamente na estrada de acesso às Lombadas e no cemitério de Ponta Delgada, no centro da freguesia, que ficou totalmente alagado.

"O pessoal esteve a trabalhar durante o dia de ontem [sexta-feira], a noite toda, a madrugada, e hoje de manhã já retomou os trabalhos e obviamente são trabalhos de limpeza, para depois podermos fazer a avaliação de todo o prejuízo", disse.

As operações de limpeza estão a cargo da Câmara Municipal de São Vicente e das freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, envolvendo também empresas de construção civil que foram contratadas para o efeito, com maquinaria pesada.

As operações de limpeza de casas, estradas e linhas de água prosseguem hoje nas freguesias de Ponta Delegada e Boaventura, as mais afetadas pela tempestade que se abateu na costa norte da Madeira no dia de Natal.

eletrodomésticos e mobiliário, porque nada sobrou", disse Simone Teixeira, em frente à casa dos pais, na zona baixa de Ponta Delgada, ainda com a água a correr abundantemente no interior e arredores.

A moradia foi uma das mais afetadas pelas enxurradas, havendo também registo de outra, onde não vivia ninguém, que foi totalmente destruída.

"A casa está toda destruída por dentro, não sobrou nada. Os meus pais conseguiram sair a tempo, porque viram que o caudal pela rocha era demasiado grande", explicou, indicando, também, que a família já tinha alertado as autoridades para o facto de o córrego ter sido desviado do curso natural.

Simone Teixeira considera que a "situação podia ser evitada" e que "devem ser apuradas responsabilidades".

s trabalhos incidem agora nas estradas regionais e na desobstrução de algumas linhas de água e envolvem elementos do Governo Regional, da Câmara Municipal de São Vicente, da Proteção Civil e da Empresa de Eletricidade da Madeira, não apenas nas freguesias de Ponta Delgada e Boaventura, mas também de São Jorge e Arco de São Jorge, no concelho contíguo de Santana.

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, apelou hoje às pessoas para que se mantenham nas suas casas, por motivos de segurança e para facilitar as operações de limpeza.

"Os trabalhos deverão decorrer ao longo dos próximos dias e posteriormente serão feitas as avaliações necessárias para outros trabalhos a realizar", indicou o secretário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+