Covid-19 em Portugal

Covid-19 por concelho. Paços de Ferreira e Lousada com maior risco de infeção

16 nov, 2020 - 16:59 • Joana Gonçalves

Mapa agora conhecido servirá de base para a implementação de medidas mais restritivas em cada município. Norte e Centro apresentam risco mais elevado. Regiões Autónomas da Madeira e Açores com menor incidência de infeção pelo novo coronavírus. Lousã, Leiria e Marinha Grande perto do limiar.

A+ / A-

Incidência cumulativa de infeção por concelho

A Direção-Geral da Saúde divulgou, pela primeira vez, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Municípios com mais de 240 casos por 100 mil habitantes passam a integrar a lista de concelhos com risco elevado de contágio, sujeitos a medidas mais restritivas de combate à pandemia.

O Norte e Centro do país são as regiões com risco mais elevado. Paços de Ferreira, Lousada, Vizela, Manteigas, Paredes e Penafiel apresentam o maior risco de infeção no país.

Já as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são aquelas que apresentam menor incidência de infeção pelo novo coronavírus.

Apenas 15 municípios registam uma incidência inferior a 20 casos por 100 mil habitantes - Calheta (Açores), Corvo, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena, Monchique, Porto Moniz, Santa Cruz das Flores, São Vicente, Vila Franca do Campo, Santana, Povoação, Aljezur, Vidigueira e Porto Santo.

Monchique é o úncio município de Portugal continental com incidência igual a 0. Os concelhos de Lousã, Leiria e Marinha Grande estão perto do limiar dos 240 casos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+