Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

Rúben Amorim admite Marsà de início frente ao Gil Vicente

29 set, 2022 - 12:25 • Redação

Treinador do Sporting revela que Coates e Neto não recuperam de lesão a tempo da oitava jornada do campeonato e que St. Juste será convocado, mas não titular. Porro também está fora.

A+ / A-

Rúben Amorim admite que José Marsà poderá ser titular na receção do Sporting ao Gil Vicente, a contar para a oitava jornada do campeonato.

Em conferência de imprensa de antevisão da partida, esta quinta-feira, o treinador do Sporting adianta que Luís Neto e Coates não recuperaram de lesão a tempo que St. Juste será convocado, mas não entrará de início. Por isso, Marsà, que treinou com a equipa principal durante toda a paragem para as seleções, poderá estrear-se como titular.

"Poderá ser um jogador a iniciar o jogo, não temos grandes opções, mas relembrar a pré-época que ele fez. Marsà está cá para estes momentos, para ganhar um lugar na equipa principal. Está preparado", afiança.

Jovane Cabral e Pedro Porro também não estão recuperados. Amorim também admite que os jogadores que foram para as seleções "faziam falta" para treinar o que é preciso corrigir após a paragem.

"Trabalhámos a linha defensiva, a forma com queremos adaptar quando vamos para cima do adversário. Também ajudámos o Arthur [contratado no último dia do mercado] a entrar na nossa dinâmica", refere.

Como gerir o quarteto Pote, Trincão, Edwards e Paulinho


Para o jogo com o Gil Vicente, além da possível titularidade de Marsà, Amorim joga com a disponibilidade de Paulinho. Uma opção é recuar Pedro Gonçalves para o meio-campo e desviar Marcus Edwards para a direita, abrindo espaço para o ponta de lança na frente de ataque.

"Isso pode acontecer, mas também pode acontecer jogarem os dois [Pote e Paulinho]na frente. Eles complementam-se muito bem e, por terem ficado cá, deu para trabalhar com eles. O Edwards também passou a jogar no meio, adaptou-se a essa posição e pode jogar atrás do avançado. Mas sim, trabalhámos nisso [Pote no meio-campo], essa ideia ainda é válida. Depende deles, da semana, tudo conta", sublinha o treinador.

Outra possibilidade é relegar Edwards ou Francisco Trincão para o banco para que Paulinho possa regressar ao onze e Pote se mantenha no ataque.

Amorim não revela o jogo, contudo, admite, também, que poderá rodar a equipa, tendo em conta o número elevado de lesões no plantel:

"O rendimento atual conta, mas o dia a dia e as características das equipas também. Obviamente, não fazemos poupanças, mas, neste momento, com tantas lesões, temos de ter uma gestão mais cuidada dos jogadores. É difícil tirá-los todos, porque eles dão o máximo. As exibições têm sido boas, por isso tem sido difícil tirá-los. O facto de não estarmos com resultados tão bons no campeonato não muda nada da nossa ideia: acaba um jogo, começa outra semana e quem estiver melhor nessa semana, e de acordo com as características do adversário, vai a jogo."

"Há coisas básicas no jogo que Fatawu tem de aprender"


Fatawu Issahaku, de 18 anos, que o Sporting contratou, este verão, a um clube do seu país natal, brilhou, durante a paragem das seleções, ao serviço do Gana, com um golo frente à Nicarágua.

Questionado sobre a utilização do extremo, que tem alternado entre as equipas B e principal, com especial utilização na formação secundária, Rúben Amorim frisa que "há que saber a diferença" entre defrontar equipas da I Liga portuguesa e a seleção da Nicarágua.

"Ele não teve a escola que outros jovens tiveram e está a fazer essa transição. O treinador da equipa B tem mais tempo para preparar e ensinar coisas básicas que, para nós, são dados adquiridos. O Fatawu está a passar por isso. Tem um potencial e uma capacidade física fantásticos, mas há coisas básicas no jogo que ele ainda tem de aprender. Nós, como estamos sempre a preparar jogos e temos a exigência de ganhar todos os jogos, não temos o tempo necessário que o Fatawu merece", explica.

Uma maior utilização, a curto e longo prazo, "depende da evolução" de Fatawu. De qualquer forma, Amorim garante que acredita no ganês.

"Nós acreditamos nele. O Fatawu é para hoje e para amanhã. Ele está a fazer um trajeto que outros têm de fazer, mas precisa ainda de algum tempo para estar ao nível que precisa de estar todos os dias, porque tem momentos de grande capacidade", sustenta o treinador do Sporting.

O Sporting, oitavo classificado, com dez pontos, recebe o Gil Vicente, décimo, com nove, na sexta-feira, às 19h00, em Alvalade. Relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+