07 ago, 2024 - 12:13 • Hugo Tavares da Silva
O triatleta Vasco Vilaça está com sintomas compatíveis com infeção gastrointestinal, informou o Comité Olímpico de Portugal. Melanie Santos apresentou nos últimos dias sintomas semelhantes “de forma menos aguda”.
“O quadro clínico [de Vilaça] é estável e todas as medidas estão a ser tomadas por parte da equipa de saúde COP para a monitorização e prover, na Aldeia Olímpica, o tratamento conservador devido ao atleta”, pode ler-se na nota enviada por aquela entidade às redações.
Apesar das garantias dadas pela World Triathlon quanto à viabilidade da água do rio Sena para as provas de triatlo, o COP menciona que houve um risco de infeção.
“A federação internacional da modalidade garantiu, nos dias de competição de Triatlo, que a avaliação da qualidade da água cumpria com os regulamentos definidos”, diz a nota. “Não obstante o cumprimento dos limites de segurança exigidos, a presença de alguns dos parâmetros avaliados comporta um risco de infeção neste contexto ambiental.”
Os atletas portugueses de triatlo conseguiram três diplomas, com o quinto e sexto lugares de Vasco Vilaça e Ricardo Batista na prova individual e com o quinto lugar na estafeta mista.