Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jogos Olímpicos. Portugal com três ciclistas nas provas de estrada

18 out, 2023 - 12:15 • Lusa

Com a atualização do ranking mundial, Portugal ficou com duas vagas nos homens e uma nas mulheres para Paris2024,

A+ / A-

Portugal vai ter três ciclistas (dois homens e uma mulher) nas provas de estrada dos Jogos Olímpicos Paris2024, anunciou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), após a atualização do ranking mundial de final da temporada.

No setor masculino, Portugal terminou o ano na 12.ª posição da hierarquia mundial e vai estar representado por apenas dois ciclistas, apesar de ter sido a melhor colocação dos últimos três ciclos olímpicos (14.º para o Rio2016 e 23.º para Tóquio2020).

Contudo, a redução do pelotão masculino faz com que Portugal repita os dois representantes de Tóquio, ficando a dois dos presentes no Rio de Janeiro.

Graças ao sexto lugar de Nelson Oliveira no último Mundial, Portugal vai ter dois representantes no contrarrelógio, sendo que serão os mesmos dois ciclistas a competir igualmente na prova de fundo.

O 45.º posto no ranking feminino permite a Portugal levar uma ciclista a Paris, o que deverá representar o regresso do ciclismo feminino, 28 anos depois da presença de Ana Barros em Atlanta1996.

O melhor resultado português em provas de estrada de ciclismo aconteceu em Atenas2004, quando Sérgio Paulino conquistou a medalha de prata na prova de fundo.

Estas quotas ainda terão de ser confirmadas pela União Ciclista Internacional (UCI) e pelo Comité Olímpico de Portugal (COP).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+