Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo de pista

Maria Martins, medalha de prata nos europeus Sub-23

17 ago, 2021 - 18:45 • Redação com Lusa

O campeonato da Europa está a decorrer nos Países Baixos.

A+ / A-

A ciclista Maria Martins sagrou-se vice-campeã europeia sub-23 na prova de eliminação.

A atleta olímpica lusa, que foi sétima em Tóquio 2020, também está inscrita em "scratch", corrida por pontos e "omnium".

A prova foi ganha pela italiana Chiara Consonni e em terceiro ficou Maike Van der Duin.

"Foi uma corrida muito competitiva, com bom nível, rápida e bem disputada. Preferi fazer uma corrida segura, para evitar situações de risco. Isso obrigou-me a gastar mais energia, mas foi uma opção consciente. Cheguei um pouco justa à disputa com a Chiara Consonni. Sabia que com ela, que é muito explosiva, teria poucas hipóteses. Tentei levá-la para a parte de cima da pista, mas ela não caiu no engodo. Para o resto do Europeu podem esperar de mim entrega e dedicação. Vou dar o meu melhor em todas as provas, embora o objetivo principal seja o omnium", afirmou no final Maria Martins.

As outras participações do dia

Também esta terça-feira em Apeldoorn, a júnior Beatriz Roxo estreou-se em campeonatos da Europa com o sétimo lugar na prova de "scratch" para juniores femininas. Fazendo uma corrida conservadora, sempre no meio do grupo, entrou nas movimentações da última volta que viriam a decidir a corrida a favor da italiana Valentina Basilico, que teve no pódio a companhia da belga Marith Vanhove e da polaca Maja Tracka. Beatriz Roxo conseguiu o sétimo posto entre as 20 participantes.

Rodrigo Caixas foi o primeiro português a competir nestes Europeus. Disputou a qualificação de perseguição individual, concluindo o contrarrelógio de quatro quilómetros em 4.27,220 minutos.

Conseguiu melhorar a marca pessoal em cerca de oito segundos e gastou menos de 4.30 para completar a prova, o que era um objetivo definido. Este desempenho valeu-lhe o 12.º lugar entre 19 participantes, sendo que o vencedor foi o alemão Tobias Buck Gramcko, seguido pelo compatriota Nicolas Heinrich e pelo italiano Manlio Moro.

Diogo Narciso não teve a melhor estreia como sub-23 em campeonatos da Europa, sendo o primeiro a sair de pista na corrida de eliminação. O português teve um arranque lento, perdeu alguns metros para o pelotão logo de início e não foi capaz de manter-se em prova. Foi o 20.º classificado. O mais forte nesta corrida foi o neerlandês Maikel Zijlaard, diante do alemão Tim Torn Teutenberg e do britânico William Tidball.

Os europeus de Sub-23 e juniores estão a decorrer nos Países Baixos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+