Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tóquio 2020

Diário dos Jogos: 14º diploma olímpico e susto na maratona

07 ago, 2021 - 15:37 • Redação

Canoagem portuguesa terminou a prova no oitavo lugar e Sara Moreira desmaiou na maratona. Estados Unidos venceram o ouro no basquetebol e Brasil bateu a Espanha na final de futebol. Missão portuguesa termina no domingo, com prova de ciclismo

A+ / A-

Veja também:


Portugal chegou ao 14º diploma olímpico na madrugada deste sábado, com a oitava posição na canoagem, num dia marcado pelo susto da maratonista Sara Moreira, que desmaiou durante a prova.

O K4 500 metros da canoagem terminou a prova na oitava posição, conquistando mais um diploma para a Missão Portugal, ao concluir a final da prova em 1.25,324 minutos.

Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela terminaram a prova a 3,105 segundos da Alemanha, que conquistou a medalha de ouro, à frente da Espanha (prata) e da Eslováquia (bronze).

O diploma olímpico foi mais um resultado positivo da canoagem portuguesa em Tóquio, depois da medalha de bronze de Fernando Pimenta em K1 1.000 metros, bem como o sétimo lugar, correspondente a diploma olímpico, de Teresa Portela, em K1 500 metros.

Emanuel Silva admite que o quarteto queria mais do que o oitavo lugar: "Passámos mais de 250 dias por ano fora de casa. Esta é a nossa segunda família. Queríamos e tínhamos ambição para mais. Treinámos, competimos e abdicámos de tudo a pensar na medalha olímpica. Queríamos mais, mas estamos de consciência tranquila. Não estamos insatisfeitos, queríamos mais. Somos ambiciosos".

Portugal soma agora quatro medalhas conquistadas por Pedro Pichardo (ouro no triplo salto), Patrícia Mamona (prata no triplo salto), Jorge Fonseca (bronze no judo) e Fernando Pimenta (bronze na canoagem), que soma aos restantes dez diplomas olímpicos.

A missão portuguesa termina a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio no domingo, com Maria Martins, no ciclismo.

Susto na Maratona

Sara Moreira, de 35 anos, abandonou a prova da maratona ao final de 21 quilómetros depois de desmaiar e teve de receber assistência médica.

“Eu não sei o que aconteceu. Lembro-me de ter passado a meia maratona, porque por volta dos 18 quilómetros parei para ir à casa de banho, mas, depois, comecei a correr e caí para o lado, não me lembro de nada”, disse a atleta natural de Santo Tirso à agência Lusa.

Na zona mista, Sara Moreira seguia amparada por um elemento do ‘staff’ nacional, depois de ter deixado o percurso de cadeira de rodas, inanimada, segundo constatou a Lusa no local, num momento em que se registam 30 graus Celsius.

Na mesma prova, Salomé Rocha completou os 42 quilómetros da maratona na 30.ª posição a cerca de 07m30s da queniana Peres Jepchirchir, que se sagrou campeã olímpica com um tempo de 02h27m20s, e Sara Catarina Ribeiro foi 70ª.

Hegemonia brasileira no futebol e americana no basquetebol

O Brasil ganhou a medalha de ouro em futebol masculino, depois de bater na final do torneio a Espanha por 2-1 no prolongamento. O primeiro golo do encontro surgiu no final da primeira parte. Aos 45 minutos, Matheus Cunha abriu o marcador e colocou o Brasil em vantagem.

No entanto, Mikel Oyarzabal marcou o golo do empate aos 62 minutos, depois de uma jogada coletiva que culminou com um cruzamento milimétrico de Carlos Soler e a finalização de Oyarzabal.

O jogo continuou empatado e teve de ir a prolongamento. Depois de uma primeira parte superior do Brasil, o golo que definiu as medalhas surgiu aos 108 minutos, já na segunda parte do prolongamento, com Malcom a conseguir bater Unai Simón.

É a segunda medalha de ouro consecutiva em futebol masculino para o Brasil, depois de ter conquistado o primeiro outro em 2016, no Rio de Janeiro. Nestes Jogos Olímpicos, o Brasil já venceu seis medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

No basquetebol, os Estados Unidos conquistaram pela quarta vez consecutiva o torneio olímpico de basquetebol masculino, depois de baterem na final a França, por 87-82, nos Jogos de Tóquio2020.

Na Saitama Super Arena, a seleção norte-americana já vencia ao intervalo, por 44-39, num encontro em que Kevin Durant, com 29 pontos, foi mais uma vez a grande figura da partida, tendo conquistado a sua terceira medalha de ouro, feito apenas alcançado por Carmelo Anthony.

Por seu lado, a França falhou a hipótese de pela primeira vez chegar a ouro no basquetebol masculino e pela terceira vez ficou com a prata, depois de Londres1948 e Sidney2000.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+