Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comité Olímpico reclama exceção na obrigatoriedade de quarentena para atletas olímpicos

14 abr, 2021 - 12:45 • Luís Aresta com Redação

José Manuel Constantino espera que as orientações das autoridades de saúde e do Governo levem em linha de conta a especificidade da preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos.

A+ / A-

A 100 dias da cerimónia de abertura dos jogos de Tóquio, o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) lamenta a obrigatoriedade de quarentena imposta pelas autoridades de saúde portuguesas a atletas provenientes de zonas consideradas de risco.

José Manuel Constantino, numa entrevista a Bola Branca, diz esperar que esta decisão seja revertida nos próximos dias, após a entrada em vigor do novo estado de emergência, para que os atletas não sejam forçados a interromper os treinos a tão pouco tempo dos Jogos.

"Se os atletas fazem períodos de quarentena não podem treinar nem competir. Esperamos que esta situação seja corrigida na próxima orientação, porque há um conjunto de atletas que regressaram a Portugal e foram obrigados a ir para casa", lamenta.

O presidente do COP considera que "a norma foi feita sem levar em linha de conta a especificidade dos atletas que estão em preparação olímpica".

"Uma coisa é testá-los, outra coisa é obrigá-los a fazerem períodos de quarentena, independentemente de os testes serem negativos. Isso introduz um fator de perturbação na preparação dos atletas. Eles treinam todos os dias. Não podem estar um período de quarentena sem treinar. Esperamos que esta situação seja rapidamente corrigida", reforça.

Apesar de todos os constrangimentos provocados pelas restrições decorrentes da pandemia de Covid-19 - de preparação dos atletas e de logística -, José Manuel Constantino mantém os objetivos desportivos assumidos perante o Governo.

O contrato-programa assinado em 2017 prevê a conquista de duas medalhas e o presidente do COP não vê razões para alterar a meta estabelecida.
"Mais do que expetativas, tenho obrigações. Em 2017 celebramos um contrato-programa com o Governo que estabelecia a possibilidade de termos duas posições de pódio. Esse objetivo mantém-se, eu não o altero, não há razões para alterar. Se os resultados desportivos forem para além deste objetivo será excelente. Se ficarem aquém é responsabilidade do COP", assume.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados para 2021, devido à pandemia de Covid-19. O evento decorre no Japão entre 23 de julho e 8 de agosto.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+