Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Draft da NBA marcado para 29 de julho

29 mar, 2021 - 23:37 • Lusa

Evento decorre uma semana depois de um possível sétimo jogo das finais. Neemias Queta pode tornar-se no primeiro português a entrar na NBA.

A+ / A-

O draft da liga norte-americana de basquetebol (NBA) vai realizar-se em 29 de julho, uma semana depois de uma possível sétima partida da final dos "play-offs"

A ordem para as equipas escolherem os jogadores no 'draft' vai ser sorteada em 22 de junho, informou a NBA, com os jogadores interessados em entrar na liga a terem de se candidatar até 30 de maio, podendo desistir até 19 de julho.

O poste português Neemias Queta, que jogava na Universidade de Utah State, anunciou hoje nas redes sociais que vai declarar-se para o ‘draft’ de 2021 da NBA.

“Depois de conversas com a minha família e os membros da equipa técnica da Universidade de Utah State, decidi perseguir o meu sonho de jogar na NBA e declaro-me para o ‘draft’ da NBA de 2021”, escreveu o internacional luso na sua conta no Twitter.

Neemias Queta, de 21 anos e 2,13 metros, terminou a época de ‘júnior’, a terceira na NCAA (campeonato universitário), com médias de 14,9 pontos, com 56% nos lançamentos de campo, 10,1 ressaltos, 3,3 desarmes de lançamento e 2,0 assistências.

O jogador luso foi eleito o melhor jogador e melhor defensor da Conferência Montain West e é um dos quatro finalistas ao prémio Naismith de melhor defensor do ano do basquetebol universitário.

O ex-jogador do Benfica esteve para entrar no ‘draft’ da NBA de 2019, mas acabou por decidir-se pela continuidade no basquetebol universitário e, face à sua evolução, surge em 75.º lugar no ‘ranking’ projetado da ESPN para o ‘draft’, sendo que só são escolhidos 60 jogadores – 30 em cada ronda.

Neemias Queta está na ‘pole position’ para se tornar o primeiro português a jogar na NBA, o que pode acontecer já em 2021/22, caso seja escolhido por alguma das 30 equipas numa das duas rondas do ‘draft’ de 2021. Se não entrar, poderá, ainda assim, ser contratado posteriormente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+