Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atletas olímpicos japoneses não vão tomar vacina chinesa

12 mar, 2021 - 12:59 • Redação com agências

O Comité Olímpico Internacional anunciou a aquisição de vacinas da Sinovac, depois de as autoridades chineses terem disponibilizado doses adicionais.

A+ / A-

Veja também:


Os atletas japoneses que vão participar nos Jogos Olímícos de verão, em Tóquio, não irão tomar a vacina chinesa que o Comité Olímpico Internacional (COI) vai adquirir.

A vacina da Sinovac não foi submetida à aprovação das autoridades de saúde japonesas e Tamayo Marukawa, ministra que tem a pasta dos Jogos Olímpicos, garante que não houve qualquer alteração no plano sanitário, no que diz respeito à vacinação dos atletas.

"Penso que só os países em que [a vacina] foi aprovada é que poderão decidir administrá-la. Não tenho informação de que qualquer empresa chinesa tenha submetido vacinas para aprovação no nosso país", disse a ministra, em conferência de imprensa.

Thomas Bach, presidente do COI, anunciou, na quinta-feira, que o organismo vai comprar as doses da vacina Sinovac que a China disponibilizou para os desportistas olímpicos e paralímpicos, e, por cada uma dessas doses, vai doar “duas doses adicionais para a população do respetivo país, segundo as suas necessidades”.

“Posso informar que um número significativo de equipas olímpicas já foram vacinadas, de acordo com as diretrizes nacionais de vacinação. Outro número importante recebeu o compromisso dos seus governos nesse sentido”, acrescentou Bach, que na quarta-feira foi reeleito para o cargo.

Comité Olímpico de Portugal questiona ministra

Em Portugal, o Comité Olímpico (COP) questionou a ministra da Saúde, Marta Temido, sobre a possibilidade de vacinação contra a Covid-19 da missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Sobre as vacinhas chinesas que o COI irá disponibilizar, o COP, em comunicado, explica que "não se conhecem pormenores dos critérios de distribuição dessas vacinas, designadamente para os países em que a vacinação é um monopólio do Estado, mas admite-se que o objetivo seja o de permitir que países e continentes de menores recursos financeiros e logísticos sejam o os principais destinatários dessa vacinas”.

O Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram adiados para 2021, devido à pandemia de Covid-19. O Japão recebe o evento entre 23 de julho e 8 de agosto. Os Jogos Paralímpicos também se realizam em Tóqui, entre 24 de agosto e 5 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+