Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

516 dias depois, público regressa aos estádios de futebol

06 ago, 2021 - 08:33 • Paula Caeiro Varela João Pedro Malheiro

O Sporting-Vizela desta noite vai ser a estreia da I Liga, para já, com uma lotação limitada de 33% da ocupação máxima. Para entrar nos estádios, vai ser preciso bilhete e certificado digital Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


Esta sexta-feira, o futebol volta a contar com o apoio dos adeptos nas bancadas, com regras e limites de lotação por causa da pandemia. Foram 516 dias, quase um ano e meio, de estádios praticamente vazios de público.

O Sporting-Vizela (20h15) vai ser a estreia da I Liga, para já, com uma lotação limitada de 33% da ocupação máxima, mas com a expectativa de que, em breve, possa aumentar, tal como acontece noutro tipo de espetáculos.

Para entrar nos estádios, vai ser preciso bilhete e certificado digital Covid: ou de vacinação, ou de testes, explica à Renascença Sónia Carneiro, diretora da Liga de Futebol.

“Os estádios vão ter controlo, quer do bilhete, quer do certificado digital Covid-19 da União Europeia, e o certificado digital tem três vertentes: ou vacinação completa, teste PCR nas últimas 72 horas ou antigénio nas últimas 48 horas ou, então, certificado de cura nos últimos 180 dias”, explica.

Os clubes podem optar por ter postos de testes rápidos à entrada, mas isso fica ao critério de cada um. A diretora da Liga explica ainda que o distanciamento está garantido. Nas bancadas, haverá duas cadeiras de separação entre os adeptos.

“A ocupação dos espaços do público é de 33%, portanto, há garantia de duas cadeiras de separação, e nas tribunas, é só uma cadeira, porque a ocupação é de 50%”.

Sónia Carneiro revela estar satisfeita com o regresso do público às bancadas dos estádios de futebol e espera que, em breve, possam ser ainda mais.

“Temos a expectativa que possa aumentar, ir aos 66% rapidamente, tal como está o cenário dos espetáculos, mas, para já, estamos contentes com aquilo que nos foi dado. É olhar para o copo meio cheio”, remata.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+