Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga Portugal

Confirmado. Campeonato arranca com público nas bancadas

09 jul, 2021 - 16:32 • Redação

Adeptos poderão preencher 33% da lotação dos estádios das competições profissionais. Obrigatório certificado digital de vacinação completa, recuperação ou teste negativo à Covid-19.

A+ / A-

A Liga Portugal confirmou, esta sexta-feira, que o campeonato arrancará com público nas bancadas.

Em comunicado, o organismo que tutela o futebol profissional em Portugal explica que, inicialmente, os adeptos poderão preencher 33% da lotação dos recintos. Quem compre bilhete terá de apresentar certificado digital Covid-19 que comprove a vacinação completa, teste negativo nas 48 horas anteriores ou verificação de cura até 180 dias.

"Todas as infraestruturas desportivas deverão cumprir o plano de contingência já definido para a época 2020/21 para cada um dos estádios das competições profissionais. Ficou também acordado que os limites de lotação e condições de acesso serão reavaliados ao longo da época, em função da evolução epidemiológica do País e da progressão do processo de vacinação e consequente alcance da imunidade de grupo", lê-se.

Apelo à vacinação contra a Covid-19


A Liga assume "enorme satisfação" por ver concretizada a sua reivindicação nas reuniões que teve com Governo e Direção-Geral de Saúde (DGS), que irá, "brevemente", publicar as restantes regras e condições de acesso do público aos jogos das competições profissionais.

A Liga e as Sociedades Desportivas terminam a nota oficial com o apelo a todos, especialmente aos mais jovens, "para que participem no processo de vacinação em curso na certeza que este será determinante para permitir o regresso à tão ambicionada normalidade".

Na quinta-feira, na cerimónia do sorteio do calendário dos campeonatos profissionais, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, avisou que o regresso do público aos estádios não era garantido. "Tomaremos as decisões certas nos momentos certos", disse.

Palavras que contrastavam com as do Governo, que anunciara o regresso do público aos estádios, numa lotação de 33%, desde o dia 28 de junho.

Uma temporada inteira sem adeptos


Os adeptos têm estado longe das bancadas desde março de 2020, quando foi suspensa toda a prática de desporto em Portugal, incluindo o futebol profissional, com a entrada em vigor do primeiro estado de emergência.

Na Região Autónoma dos Açores, chegou a haver eventos desportivos, nomeadamente jogos do Santa Clara, com público, contudo tal não se repetia no continente, nem na Madeira. Em outubro, houve três jogos-piloto e dois desafios da seleção portuguesa de futebol com presença de adeptos, como teste, e o FC Porto recebeu público num encontro da Liga dos Campeões. Porém, a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus deitou quaisquer planos de retoma da assistência por terra.

A 27 de fevereiro e 13 de março, o Santa Clara recebeu Paços de Ferreira e Portimonense, respetivamente, com adeptos nas bancadas, em virtude das medidas impostas nos Açores. Foi a primeira e última vez que se viu tal coisa em 2021. Quando o número de casos de Covid-19 no arquipélago voltou a crescer, o Estádio São Miguel voltou a estar fechado ao público.

A 29 de maio, o Estádio do Dragão, no Porto, recebeu a final da Liga dos Campeões da época 2020/21 entre Chelsea e Manchester City com 16.500 adeptos espectadores, na esmagadora maioria ingleses, nas bancadas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+