Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Liga de futebol pode ser retomada a partir de 18 maio, com jogos à porta fechada

29 abr, 2020 - 19:18 • Eunice Lourenço

Regresso da competição estará, no entanto, dependente da evolução da pandemia na primeira quinzena de maio.

A+ / A-

Veja também:


O campeonato de futebol pode ser retomado a partir de meados de maio, mas com jogos à porta fechada, apurou a Renascença. O Governo vai sugerir à Liga de Clubes o dia 18 de maio como a data em que os campeonatos podem ser retomados, sendo que fica a cargo do organismo decidir a data concreta do regresso.

De acordo com as informações apuradas, a data do regresso da competição estará, no entanto, dependente da evolução da pandemia da Covid-19 na primeira quinzena do mês, após a saída do país do estado de emergência.

Depois da reunião de terça-feira, em São Bento, entre o primeiro-ministro e os presidentes do FC Porto, Sporting, Benfica, Liga de Clubes e Federação Portuguesa de Futebol, António Costa vai anunciar amanhã, quinta-feira, o regresso das competições.

Há clubes que já retomaram os treinos, sendo que outros vão retomar a atividade na próxima semana, após o fim do estado de emergência.

À saída do encontro de terça-feira, António Costa garantiu que a decisão será analisada "entre técnicos da FPF, com a Liga e as autoridades de saúde".

A possibilidade de usar menos estádios, e fazê-lo numa localização geográfica mais confinada, "enquadra-se na avaliação do risco", explicou Fernando Gomes em São Bento, e na tentativa de aferir "a prudência da retoma".

A realização de jogos à porta fechada vai de encontro à opinião do bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, que, em declarações a Bola Branca, explicou que é possível realizar os jogos que faltam até á conclusão do campeonato, desde que sejam à porta fechada.

“Naquilo que é a experiência que temos neste tipo de situação epidémicas ou pandémicas neste caso, temos que ter muito cuidado. Fazer jogos à porta fechada é possível, tomando medidas para salvaguardar a saúde dos jogadores, dirigentes, treinadores e as outras poucas pessoas. Mas em relação aos jogos terem assistência acho que é complicado”, referiu.

Portugal é um dos países europeus onde a temporada de futebol na I Liga poderá terminar, depois de países como França e Holanda já terem decidido que a bola só volta a rolar na próxima temporada devido à Covid-19.

A informação da retoma dos campeonatos profissionais em Portugal surge no mesmo dia em que foi anunciado o fim dos campeonatos de andebol, voleibol, basquetebol e hóquei em patins, sem campeões.

De acordo com o boletim diário da DGS, Portugal regista 24.505 casos positivos de Covid-19, 973 óbitos e 1470 casos recuperados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+