Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

I Liga regressa no final de maio. II Liga não será concluída

30 abr, 2020 - 18:39 • Eduardo Soares da Silva

"Só na I Liga é que há condições de permitir a reabertura do campeonato", diz o primeiro-ministro. Condições de higiene e segurança dos estádios da I Liga serão avaliadas pela DGS. Final da Taça de Portugal será disputada.

A+ / A-
Veja também:

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que a I Liga será retomada no final de maio. No entanto, a Direção-Geral da Saúde terá de apurar as condições de higiene e segurança em todos os estádios. A II Liga não será concluída.

Tal como a Renascença já tinha anunciado na quarta-feira, o futebol vai ser retomado, à porta fechada, mas nem todos os estádios poderão ser autorizados a receber jogos. António Costa anunciou ainda a realização da final da Taça de Portugal, entre FC Porto e Benfica.

"Está ainda condicionado à avaliação da DGS de que estádios cumprem todas as condições indispensáveis a que essa atividade seja retomada", disse o primeiro-ministro.

As partidas serão todas disputadas à porta fechada. "O reinício desta atividade será sempre feito à porta fechada, sem público nas bancadas, seja qual for o estádio", termina.

Mais nenhum desporto coletivo será retomado, segundo anunciou António Costa, pelo menos até ao dia 1 de junho, segundo o planeamento anunciado pelo governo do fim do período de confinamento.

A decisão vai contra a opinião do presidente do Tondela, um dos clubes que milita na I Liga. Gilberto Coimbra, em declarações a Bola Branca, alerta para os perigos da propagação do vírus, pelo facto de o futebol ser um desporto de contacto, e considera que esta época devia ser anulada.

"Na minha opinião, à semelhança de muitos campeonatos e países, este devia ser um 'ano zero'. Teria [depois] de haver uma forma de identificar quem ia às competições europeias. Estou mais inclinado para a decisão de parar, para não se jogar. Respeito, mas é nestas alturas que mais respeito tenho por quem tem de decidir, quem tem de dizer 'sim' ou 'não'", afirmou.

A confirmação da retoma da I Liga l surge no dia seguinte ao anúncio do fim dos campeonatos de andebol, voleibol, basquetebol e hóquei em patins, sem campeões.

II Liga concluída

António Costa também anunciou que a II Liga não será concluída, por não ter condições para tal, uma das conclusões tiradas após a reunião com responsáveis da Liga, Federação Portuguesa de Futebol, FC Porto, Sporting e Benfica, na terça-feira.

"Ouvimos a Liga e a Federação e só na I Liga é que há condições de permitir a reabertura do campeonato, com base num protocolo que a Liga preparou", diz.

Resta à Liga de Clubes definir se existem promoções ou despromoções. Cova da Piedade e Casa Pia ocupam lugares de despromoção, enquanto que Nacional e Farense estão nos lugares de subida.

Esta quinta-feira, o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira rejeitou, em Bola Branca, o possível cancelamento da II Liga e simultânea retoma do principal escalão, e pede respeito pelo Feirense, que está a seis pontos dos lugares de subida.

"Se a I Liga tem condições para se concluir o campeonato e para se resolver em campo, então a II Liga também tem de ser em campo que se decide quem sobe e quem desce. Eu admito que quem vai subir e que quem já não desce fique muito satisfeito, mas, neste caso, só há um clube prejudicado, que é o Feirense", apontou o autarca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • omemvenus
    01 mai, 2020 11:44
    discriminação , os da 2 liga sao considerados porcos sujos e reles

Destaques V+