Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taremi e a situação no Irão. “Violência e uso de força não é aceitável”

28 set, 2022 - 18:58 • Carlos Calaveiras

Jogador dos dragões reforça: “Fiquei envergonhado ao ver certos vídeos”. Segundo a ONG anti-regime Iran Human Rights (IHR), pelo menos 75 pessoas já foram mortas no Irão na repressão das manifestações.

A+ / A-

O avançado Mehdi Taremi voltou às redes sociais para falar sobre a atual situação no Irão e deixou fortes críticas.

“Os acontecimentos das últimas noites não são dignos de pessoas nobres. Não era o Irão. Fiquei envergonhado de ver certos vídeos, especialmente mau comportamento e violência contra mulheres", escreveu o jogador do FC Porto no Instagram.

Taremi continua: "Em que língua temos de levantar os nossos problemas e preocupações para sermos ouvidos? Os oficiais têm o dever de oferecer bem-estar e conforto ao honorável povo do Irão. Violência e uso de força contra pessoas não resolve qualquer problema e, sob qualquer forma, não é aceitável."

O atleta dos dragões não tem dúvidas: "O meu dever, a minha responsabilidade e o meu trabalho é fazer as pessoas felizes. Aquele que trabalha pela felicidade dos seus compatriotas nunca vai suportar ver a sua infelicidade”.

O jogador volta a comentar a situação no Irão, numa altura em que estão a decorrer protestos, há vários dias, após a morte de Mahsa Amini, jovem detida pela chamada “polícia da moralidade” por alegadamente não usar corretamente o hijab em público.

Taremi, Sardar Azmoun e Vahid Amiri alteraram as respetivas fotos de perfil nas redes sociais para um fundo preto. Já Karim Ansarifard colocou uma foto do mapa do Irão todo a preto.

Segundo a ONG anti-regime Iran Human Rights (IHR), sediada em Oslo, pelo menos 75 pessoas já foram mortas no Irão na repressão das manifestações iniciadas há dez dias.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    29 set, 2022 Paços 08:44
    ...e os constantes mergulhos para a piscina também não!

Destaques V+