Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Piloto assume culpa pela morte de Emiliano Sala

18 out, 2021 - 16:03 • Redação

O antigo jogador morreu a 21 de janeiro de 2019, quando o avião que o transportava de Nantes para Cardiff caiu no Canal da Mancha.

A+ / A-

O piloto David Henderson confessou ter tido responsabilidade na morte do futebolista Emiliano Sala, em janeiro de 2019. O britânico desempenhou o papel de intermediário para organizar o voo e delegou o serviço de transporte a um piloto sem licença.

Henderson admitiu em tribunal que era a sua função decidir quem iria pilotar o avião que levava Sala de Nantes para Cardiff, onde iria assinar pelo clube do País de Gales.

A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido (CAA) indiciou Henderson, de 67 anos, que hoje apresentou-se em tirbunal. David Ibootson, que também morreu no acidente, pilotou o avião com uma licença que tinha expirado dois meses antes do acidente.

Henderson vai agora ser julgado por ação negligente, acusação que negou em tribunal.

Emiliano Sala morreu a 21 de janeiro de 2019, aos 28 anos, quando o avião que o transportava de Nantes para Cardiff caiu no Canal da Mancha.

O avançado argentino tinha acabado de concretizar a transferência do Nantes para o Cardiff City, por 17 milhões de euros. Tinha ido a França para se despedir dos companheiros de equipa.

O corpo de Emiliano Sala foi encontrado nos destroços do avião, mais de duas semanas após o acidente, a uma profundidade de 67 metros.

No relatório final publicado em março último, a Air Accidents Investigation Branch (AAIB) indicou que Ibbotson perdeu o controlo do avião durante uma manobra realizada a alta velocidade para, "provavelmente", evitar o mau tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+