Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Federação italiana cria regra para excluir aderentes a novas Superligas

26 abr, 2021 - 15:04 • Lusa

“Para se inscrever no campeonato nacional, o clube compromete-se a não participar em competições organizadas por associações privadas não reconhecidas pela FIFA, UEFA e a FIGC”, refere a nova regra aprovada pela federação italiana de futebol.

A+ / A-

A Federação Italiana de Futebol (FIGC) aprovou, esta segunda-feira, uma alteração nas regras que impede os clubes de participarem em competições que não sejam reconhecidas pela FIFA, UEFA ou a própria federação, para evitar casos como o da Superliga Europeia.

“Para se inscrever no campeonato nacional, o clube compromete-se a não participar em competições organizadas por associações privadas não reconhecidas pela FIFA, UEFA e a FIGC”, refere a nova regra aprovada pelo conselho federal da FIGC, que reuniu por videoconferência.

A nova regra, aprovada pelos conselheiros, indica ainda que a participação dos clubes em ligas privadas não reconhecidas provocará “o fim da sua afiliação”.

Esta medida surge depois de, em 18 de abril, alguns dos clubes mais importantes do futebol europeu, entre eles os italianos da Juventus, AC Milan e Inter de Milão, terem anunciado a criação de uma Superliga Europeia de futebol.

A competição não sobreviveu 48 horas, com várias vozes críticas, desde governos, à UEFA, FIFA, Federações e adeptos, que levaram a maioria dos clubes a recuar.

Manchester City, Liverpool, Arsenal, Manchester United, Tottenham e Chelsea iniciaram a debandada do projeto da Superliga na terça-feira, seguindo-se já na quarta-feira Atlético de Madrid e Inter de Milão.

AC Milan e Juventus já reconheceram a necessidade de avaliar o projeto, enquanto os presidentes de FC Barcelona e Real Madrid consideram que esta era uma prova necessária e que ainda haverá possibilidade de avançar.

O projeto liderado pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, juntou 12 dos principais clubes de Inglaterra, Espanha e Itália, tendo em vista a criação de uma competição anual com 20 equipas, na véspera de a UEFA revelar o formato competitivo da Liga dos Campeões, a partir de 2024/25.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+