Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Superliga Europeia

UEFA não expulsa Real Madrid da Liga dos Campeões

23 abr, 2021 - 13:08 • Redação

De acordo com a imprensa espanhola, comité executivo da UEFA não tem autoridade para sancionar o Real Madrid, clube que se mantém firme no projeto da Superliga Europeia.

A+ / A-

O comité executivo da UEFA decidiu não expulsar o Real Madrid das meias-finais da Liga dos Campeões e o clube "merengue" vai disputar o acesso à final com o Chelsea, como estava inicialmente previsto.

A possibilidade foi lançada por Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, depois do anúncio da Superliga Europeia. Real Madrid e Barcelona são os únicos clubes que não abandonaram o projeto e, por isso, a UEFA ponderou sancionar os clubes.

De acordo com a imprensa espanhola, o comité executivo da UEFA não tem poder para sancionar o Real Madrid dessa maneira, e nesse sentido, não poderia expulsar o clube da prova.

O treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, afirmou que a expulsão seria "absurda" e deu como garantida a presença na meia-final.

"Vamos jogar a Champions, temos esse direito e vamos jogá-la. É um assunto absurdo. Não vou entrar por esse caminho. Só posso dizer que nos vamos preparar para jogar as meias-finais da Champions. Não me preocupa. Disseram muitas coisas sobre esse assunto, mas vamos jogar a nossa meia-final porque temos direito de a jogar", disse.

A competição anunciada no domingo e que, entretanto, sofreu duro revés com a desistência de oito clubes, previa que fosse disputada por 20 emblemas, 15 dos quais fundadores -- apesar de só terem sido revelados 12 -- e outros cinco, qualificados anualmente.

Perante as críticas, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Manchester United, Tottenham e Chelsea iniciaram a debandada do projeto da Superliga ainda na terça-feira, seguindo-se já na quarta-feira Atlético de Madrid e Inter Milão.

AC Milan e Juventus já reconheceram a necessidade de avaliar o projeto, enquanto o FC Barcelona faz depender a sua permanência da aprovação dos sócios. O Real Madrid é o único dos 12 clubes fundadores da competição que ainda não emitiu uma posição oficial sobre o tema.

O “sonho” liderado pelo presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, juntou 12 dos principais clubes de Inglaterra, Espanha e Itália, tendo em vista a criação de uma competição anual com 20 equipas, na véspera de a UEFA revelar o formato competitivo da Liga dos Campeões, a partir de 2024/25.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+