Tempo
|
A+ / A-

Presidente do Barcelona diz que Superliga Europeia "é uma necessidade"

22 abr, 2021 - 15:28 • Redação

Joan Laporta diz que decisão estará nos sócios do Barcelona e explica que o projeto não acabou, apesar do afastamento da maioria dos clubes fundadores.

A+ / A-

Joan Laporta, presidente do Barcelona, encara a Superliga Europeia como uma "necessidade" devido ao momento financeiro que os clubes vivem, devido à pandemia da Covid-19.

"A Superliga é uma necessidade, mas a última palavra é dos sócios. Os grandes clubes contribuem muito e temos que participar na distribuição dos recursos", disse, em declarações à TV3.

Laporta regressou recentemente à presidência do Barcelona e mantém esperança que a Superliga Europeia possa ser uma realidade: "Deve ser uma competição atrativa e baseada nos méritos desportivos. Somos defensores das ligas nacionais e estamos abertos para conversar com a UEFA".

Questionado sobre o afastamento de alguns clubes e o silêncio do Barcelona, que se mantém como o único clube ainda oficialmente no projeto a par do rival Real Madrid, Laporta diz que a proposta da Superliga Europeia ainda não caiu.

"Tem havido pressão em alguns clubes, mas a proposta ainda existe. Fazemos investimentos muito importantes, os salários são muito altos e todas essas considerações têm que ser levadas em conta da mesma forma que o mérito desportivo", termina.

No domingo, AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da Superliga europeia, à revelia de UEFA, federações nacionais e vários outros clubes.

A prova está atualmente suspensa, segundo um comunicado da organização, depois de 10 clubes do projeto.

UEFA e FIFA confirmaram que os jogadores das equipas que disputem a Superliga serão banidos dos Europeus e Mundiais e proibidos de representar as suas seleções. A UEFA já está a estudar uma forma de excluir, com efeitos imediatos, os 12 clubes fundadores da Superliga das competições europeias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+