Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UEFA terá oferecido dinheiro aos clubes ingleses para deixarem a Superliga Europeia

20 abr, 2021 - 23:32 • Redação

"Mundo Deportivo" revela que a proposta da UEFA não foi feita aos clubes espanhóis, que continuam com ambição de continuar com o projeto da Superliga Europeia.

A+ / A-

A UEFA terá oferecido uma quantia relevante de dinheiro aos seis clubes da Premier League para desistirem da Superliga Europeia, segundo escreve o jornal catalão "Mundo Deportivo".

De acordo com a publicação, esse foi um dos motivos que levou aos seis clubes ingleses a abandonar o projeto, apenas cerca de 48 horas depois do anúncio da criação do mesmo. A UEFA não terá feito a mesma proposta aos clubes espanhóis, onde está localizado o atual presidente do projeto da Superliga Europeia, Florentino Pérez, também responsável máximo pelo Real Madrid.

Ainda assim, os três clubes espanhóis envolvidos no projeto - Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid -, continuam a acreditar que a saída dos seis clubes ingleses não será definitiva e que a magnitude do projeto da Superliga Europeia os fará voltar.

Para além disso, desde domingo que as reações têm surgido em grande número por parte de jogadores, antigos atletas, e até treinadores dos clubes que integram o projeto, como Jurgen Klopp e Pep Guardiola. Os protestos começaram em Elland Road, na segunda-feira, no jogo entre Leeds e Liverpool e prolongaram-se nesta terça-feira.

Centenas de adeptos do Chelsea estiveram em Stamford Bridge, esta terça-feira, antes do jogo com o Brighton, com a lenda do clube e atual diretor técnico, Petr Cech, a tentar acalmar os adeptos e a pedir tempo para resolverem a situação.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham e Real Madrid anunciaram no domingo a criação da Superliga Europeia. O objetivo dos 12 clubes fundadores é começar o mais rapidamente possível, com um total de 20 emblemas — 15 cativos e cinco rotativos.

Os 12 clubes referidos pretendem acrescentar outros três ao lote de lugares cativos na competição. O FC Porto recebeu contactos informais para integrar a Superliga Europeia, mas o presidente do clube português, Pinto da Costa, esclareceu que rejeitou o convite, por considerar que a nova competição viola as normas da UEFA e da União Europeia.

UEFA e FIFA confirmaram que os jogadores das equipas que disputem a Superliga serão banidos dos Europeus e Mundiais e proibidos de representar as suas seleções. A UEFA já está a estudar uma forma de excluir, com efeitos imediatos, os 12 clubes fundadores da Superliga das competições europeias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    21 abr, 2021 ILHAVO 05:30
    Se esta oferta de dinheiro for verdade, só revela que, no "coice na bola", a favor ou contra a "dita cuja Super-Liga", são todos da mesma Liga Inútil, Perniciosa e de Indecência - têm é todos dinheiro a mais, que a alguém sempre foi e continua a ser roubado. [Que melhor exemplo de que só pagando se espera convencer alguém de não fazer o que não deve?! E a quem e quanto será preciso pagar para se acabar com tanta pouca vergonha?!]

Destaques V+