Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Marcelo "orgulhoso" pelo percurso da seleção no Euro 2020

28 jun, 2021 - 15:32 • Lusa

O Presidente da República garante apoio à equipa no Campeonato do Mundo 2022, que se realiza no Qatar.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu a seleção de futebol, esta segunda-feira, eliminada no domingo do Euro 2020, garantindo que sentiu “orgulho” da equipa e prometendo o apoio de todos os portugueses rumo ao Mundial de 2022.

“Ontem [domingo], senti-me orgulhoso de ser Presidente de Portugal, porque mostrámos que somos verdadeiramente dos melhores. Depois, podemos ganhar ou não, ter ou não sorte. Com a Hungria [3-0] tivemos uma ponta de sorte e ontem não. Há noites assim. Aconteceu-me como presidente, como professor e como aluno”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que recebeu a equipa na Cidade do Futebol, em Oeiras.
De acordo com uma nota da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o chefe de Estado deixou palavras de incentivo para o Mundial do próximo ano, no Qatar: “Não deu o Euro, mas temos o Mundial. A luta continua. Queria dar-vos conta do meu orgulho de ter no meu país uma das melhores equipas que há no mundo, depois agradecer-vos por terem passado o grupo da morte e depois pela forma como enfrentaram o número um do 'ranking' [a Bélgica]. Todos os portugueses, que eu represento, queremos dizer-vos que podem contar com o nosso apoio até ao Mundial do Qatar”.

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, foi afastada nos oitavos de final do Euro 2020, ao perder no domingo com a Bélgica por 1-0, no Estádio de La Cartuja, em Sevilha, Espanha, na sequência de um golo marcado por Thorgan Hazard, aos 42 minutos.

Marcelo Rebelo de Sousa, que classificou os jogadores de “os mais conhecidos embaixadores de Portugal”, admitiu que a seleção lusa, que chegou a Portugal pouco antes do meio-dia, proveniente de Sevilha, esteve inserida num grupo muito difícil, na primeira fase da prova, e não desiludiu.

“Chamei logo ao nosso grupo do Europeu o 'grupo da morte', e a prova disso é que no último jogo, o decisivo, nós estivemos sucessivamente em primeiro, segundo, terceiro e quarto. Andámos para cima e para baixo. Tínhamos de jogar com duas das equipas nas suas casas. E o outro era o campeão do mundo. O facto é que nesse grupo da morte e até ao último minuto desse jogo com a França, mostrámos que éramos tão bons como o campeão do mundo, senão melhores”, disse o presidente, que esteve acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

Em relação ao jogo de domingo, com a Bélgica, dos oitavos de final da competição, o presidente considerou que, apesar da derrota por 1-0, que impossibilitou Portugal de continuar a lutar pela revalidação do título conseguido em 2016, a seleção das ‘quinas’ foi melhor: “Ontem [domingo], mostrámos ser melhores do que o número um do 'ranking' mundial. Jogámos mais do que eles”.

Fernando Gomes, presidente da FPF, deu as boas-vindas à comitiva, admitindo que o “momento é triste”, mas assumindo um “enorme orgulho” no grupo de trabalho, que “lutou com todas forças para alcançar os objetivos” e deixou uma garantia: “Tudo faremos para estar presentes no Mundial do Qatar para mostrar que somos uma potência do futebol mundial”.

Na fase de grupos, Portugal venceu a Hungria, por 3-0, foi derrotado para Alemanha por 4-2, e empatou com a França a duas bolas

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mentalidade do Tuga
    28 jun, 2021 É o Fado 15:27
    Não sei porquê, mas adoramos derrotas ... Deve ser porque as temos em grandes quantidades enquanto vitórias contam-se pelos dedos e ainda sobram dedos. O que fica para a História é: Bélgica 1 - Portugal 0 - Portugal eliminado nos 1/8 de Final e perde o Título europeu. O resto, são "guitarras a tocar o Fado". Enquanto não perdermos esta mentalidade, não vamos a lado nenhum.

Destaques V+