Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Camilo Lourenço

SAD do Benfica “tem idoneidade”, mas novo ato eleitoral “garante legitimidade”

12 jul, 2021 - 13:45 • Pedro Castro Alves

Camilo Lourenço, especialista em direito económico, diz que a suspensão da negociação das ações da SAD é procedimento normal devido à investigação, mas pode voltar a acontecer.

A+ / A-

Veja também:


Camilo Lourenço, jornalista especialista em direito económico, considera a liderança do Benfica idónea, apesar da operação “cartão vermelho” e da momentânea suspensão da negociação das ações da SAD.

“Idoneidade tem. Porque os estatutos preveem que, em situações destas, alguém substitua o presidente”, diz o especialista em Bola Branca. “A questão de fundo é: faz sentido os atuais órgãos manterem-se em funções como se nada se tivesse passado? Eu acho que não”, acrescenta.

Camilo Lourenço sublinha que tanto Rui Costa como a “direção do clube” beneficiariam de um “novo ato eleitoral”, por forma a “garantirem a legitimidade dos seus cargos”. Com eleições antecipadas, o Benfica pode assim “devolver aos sócios” a possibilidade de responderem sobre “o projeto que têm para o clube”.

Depois de ter suspendido a negociação das ações da SAD do Benfica, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) voltou atrás e levantou a suspensão duas horas depois.

O especialista em direito económico vê a ação do órgão regulador com naturalidade, uma vez que “provavelmente as razões que levaram à suspensão deixaram de fazer sentido”, mas avisa que pode voltar a acontecer.

“Tudo isto é um processo que está para lavar e durar e até é provável que no futuro, face à forma como as investigações venham a decorrer, a CMVM se tenha que imiscuir nas ações da SAD”, sublinha, em declarações à Renascença.

Esclarece ainda que a CMVM, enquanto “polícia da bolsa”, tem a “obrigação” de suspender as transações “quando existem dúvidas” e “até que estas sejam esclarecidas”, uma vez que uma eventual irregularidade “pode ser agravada”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+