Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Não saio por pé nenhum". Jorge Jesus rejeita responsabilidade pela crise do Benfica

24 fev, 2021 - 14:26 • Redação

O treinador do Benfica explica aquilo por que a equipa passou, com a pandemia, e insurge-se contra as críticas. Pede carinho para ele próprio, para os jogadores e para o presidente, Luís Filipe Vieira, e garante que o pior já ficou para trás.

A+ / A-
Da pandemia ao buzinão. Jorge Jesus defende equipa e pede carinho
Da pandemia ao buzinão. Jorge Jesus defende equipa e pede carinho

Jorge Jesus descarta responsabilidades pela crise de resultados do Benfica e garante que não se demitirá. O treinador insurge-se contra as críticas, que considera injustas, e pede mais "carinho" para ele próprio, para os jogadores e para o presidente, Luís Filipe Vieira.

"Eu não vou sair por pé nenhum porque não me sinto responsável por esta crise do Benfica. Nem eu, nem os jogadores, nem o presidente, nem a estrutura. Fomos apanhados no meio de uma pandemia que foi novidade para toda a gente. Se eu estivesse a trabalhar e aparecessem estes resultados, eu assumia as minhas responsabilidades", declarou o técnico encarnado, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, antes de sublinhar: "Não falhei e poucas vezes falho."

Jorge Jesus considera que o Benfica foi "alvo de críticas injustas", durante os últimos dois meses e meio, e responsabiliza o surto de Covid-19 que assolou a equipa em janeiro pelos maus resultados:

"Esta crise não tem nada a ver comigo, não tem nada a ver com os meus jogadores. Também disseram que eles não corriam, não suavam a camisola, mas como, se eles vieram de uma doença que ninguém consegue controlar? Depois do jogo do Porto, tivemos 10 jogadores com Covid, mais 16 pessoas do 'staff'. Os jogadores perderam várias sessões de treino durante dois meses e tal. [Dizem que] a mensagem não passa. Mas qual mensagem, se não podíamos sequer estar juntos para falar?"

Jogadores demoraram a recuperar


O treinador lembrou que, no final de dezembro, o Benfica era segundo classificado, a dois pontos do Sporting. Surgiu, então, o surto de Covid-19, com novos casos "semana após semana". Por arrasto, os maus resultados. Neste momento, o Benfica é quarto, a 15 pontos do líder.

Jesus garantiu que os efeitos do novo coronavírus duraram: "Os meus jogadores são controlados em todos os treinos e todos os jogos. A um jogador que teve Covid perguntem-lhe quantos mais dias teve dificuldades. Tive de pôr a jogar alguns jogadores ao 13.º dia, incluindo este [Pizzi, que estava sentado ao lado do treinador], que no final de um jogo me disse: 'mister, estou muito diferente, isto ainda nos marca'."

"Uma coisa é ter Covid e estar em casa em teletrabalho. Outra coisa é ter Covid e estar a correr. A máquina do jogador é ele", vincou.

Agora, todos os jogadores estão recuperados, já capazes de fazer dez ou mais quilómetros por jogo, "um sinal que a equipa está a melhorar fisicamente". Ainda assim, a doença "marcou psicologicamente".

"Temos muitos pontos de diferença para o primeiro [do campeonato], mas ainda temos muita coisa para ganhar", garantiu o técnico.

Jorge Jesus considera que "a imunidade chegou ao grupo do Benfica" e que, "durante três, quatro meses não haverá casos de Covid no Benfica". Só Rafa, Samaris e Chiquinho não tiveram Covid", explicou.

"Não" à saída e demonstração de união


Jorge Jesus revelou que esteve reunido com Rui Costa, diretor da SAD, e Luís Filipe Vieira, como ressalvou acontecer "todas as semanas", para perceber como sair da crise provocada pela pandemia.

"Sabemos que o campeonato está difícil, mas não atiramos a toalha ao chão. Peço à nação benfiquista que acarinhe a equipa e os jogadores, porque nós não somos culpados por estes resultados. É para eles que nós trabalhamos. Precisamos do apoio deles. O Benfica está numa crise e precisamos do carinho deles", vincou o treinador.

Jorge Jesus descartou, portanto, qualquer possibilidade de sair do Benfica ou que haja qualquer desentendimento com Luís Filipe Vieira.

"Eu vim para o Benfica porque acreditei no projeto do presidente e continuo a acreditar. O presidente não tem responsabilidade pela Covid. No meu último clube [Flamengo, do Brasil], só não ganhei o Mundial de Clubes. Os meus jogadores ganharam o resto. Sei que os treinadores nem sempre ganham, mas em relação a isto não tem nada a ver com falta de qualidade dos jogadores, da estrutura", concluiu.

Jorge Jesus fazia a antevisão do duelo do Benfica com o Arsenal, marcado para quinta-feira, às 17h55, na Grécia, a contar para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O jogo da primeira mão, em que o Benfica foi anfitrião, apesar de jogar em Roma (devido à pandemia), terminou com empate por 1-1. A partida decisiva terá relato em direto na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    25 fev, 2021 Trofa 09:30
    Meu amigo, só existe um responsável pela situação da equipa de futebol e é Jorge Jesus. pode dar as explicações que quiser, é o único culpado. Por menos, pontos perdidos, Rui Vitoria e Bruno Lage, já tinham sido afastados mas como Jorge Jesus, disse que vamos arrasar, deduz-se, agora que é destruir a equipa e futebol! Jorge Jesus não retornou ao Benfica pelo projeto, foi pelos milhões, quer ganhe ou perca jogos é indiferente, recebe sempre.
  • Ivo Pestana
    24 fev, 2021 RaM 22:57
    Numa coisa o Jorge tem razão, existe um contrato para cumprir e deixem trabalhar quem sabe. Nem sempre existe sucesso, embora os reforços são fracos e desde o weigl. São jogadores normais, tal como Gilberto, Pedrinho, Everton, Otamendi...talvez mandar o Venicius para Inglaterra, não tenha sido boa ideia. Agora é evidente que o Benfica joga pouco e tem um futebol previsível. Mas o Benfica é um Clube glorioso e fases más todos têm.
  • Cidadao
    24 fev, 2021 Lisboa 15:25
    A Pandemia foi para todos, e não se vê os outros a apresentarem este futebol da treta que o Benfica apresenta. Aliás, esta pobreza de futebol já se via, antes de começarem a cair para o lado com Covid, logo, vir assacar culpas à Pandemia, é algo que não pega.

Destaques V+