Siga-nos no Whatsapp

Jogos Olímpicos. Canoagem ambiciona medalhas, Pimenta o ouro

22 jul, 2024 - 14:29 • Diogo Camilo

Quatro repetentes, três campeões do Mundo e um medalhado olímpico - por duas vezes. Portugal tem na canoagem uma das grandes esperanças de medalha e Fernando Pimenta tem em Paris a oportunidade de completar a trilogia, juntando o ouro à prata de Londres e ao bronze de Tóquio.

A+ / A-

Portugal chega aos Jogos Olímpicos de Paris com três campeões mundiais na Canoagem e ambições de medalhas. Fernando Pimenta, um dos porta-estandartes, quer melhorar o bronze conseguido em Tóquio 2020 ou até a prata de Londres 2012.

Com 34 anos, o canoísta de Ponte de Lima está na sua quarta presença em Jogos Olímpicos: em Londres, conseguiu o segundo lugar ao lado de Emanuel Silva, em K2 1000 metros, e depois de uma edição sem medalhas em 2016, no Rio de Janeiro, conseguiu o bronze a solo, em K1 1000 metros, em Tóquio.

Campeão do mundo em 2021 e 2023 na prova, vice-campeão em 2022 e medalha de bronze na Taça do Mundo deste ano, Fernando Pimenta é um dos favoritos às medalhas - na canoagem e entre os portugueses. Se conseguir uma, torna-se o primeiro português a conquistar três medalhas. Se vencer, consegue um novo feito ao completar a trilogia - ouro, prata e bronze.

A sua entrada em prova é já na reta final dos Jogos Olímpicos, na manhã de 7 de agosto, com a final a acontecer três dias depois, a 10 de agosto.

Outra presença assídua em Olímpicos é Teresa Portela: é a sua quarta edição, depois de Pequim, Londres, Rio e Tóquio. O seu melhor resultado é um 6.º lugar conseguido em 2012, na categoria de K4 500 metros, mas desta vez corre a solo na mesma distância.

Tal como Fernando Pimenta, entra em prova a 7 de agosto e tem a sua final marcada para o dia 10.

Mais cedo teremos a dupla João Ribeiro e Messias Baptista, nos K2 500 metros. Depois de serem campeões mundiais em Duisburgo, na Alemanha, e vice-campeões na Taça do Mundo de Szeged, na Hungria, as esperanças de uma medalha não são desmedidas.

Nos últimos Jogos Olímpicos, ambos fizeram parte do K4 500 metros que terminou em 8.º lugar, a estreia de Messias nestas andanças. Já João Ribeiro já tinha estado no Rio de Janeiro, onde foi 4.º classificado com Emanuel Silva, o companheiro de Fernando Pimenta que conquistou a medalha em 2012.

Os dois entram em prova a 6 de agosto, pelas 10h30, e têm a sua final no dia 10 de agosto.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+