I Liga

Patrick William. Estoril "vai continuar a surpreender muita gente"

26 nov, 2021 - 07:46 • Eduardo Soares da Silva

"Ainda é muito cedo" para falar de Europa no plantel do Estoril, mas o central brasileiro acredita que a equipa de Bruno Pinheiro vai continuar a causar estragos. Patrick William inspira-se em Lucas Veríssimo e ambiciona chegar à seleção brasileira.

A+ / A-

O Estoril Praia é a grande revelação do campeonato até agora, mas ainda é proibido falar de competições europeias. Patrick William é um dos centrais do plantel do Estoril e garante que o foco está, para já, em garantir a permanência na I Liga.

"É muito cedo [para falar da qualificação europeia], primeiro o que passa pela cabeça é a permanência. Temos esse primeiro objetivo e depois estruturamos outras metas", começa por dizer, em entrevista à Renascença.

O Estoril, orientado por Bruno Pinheiro, foi campeão da II Liga e está a surpreender no regresso ao principal escalão. A equipa canarinha está no 4.º lugar após 11 jornadas disputadas, com 20 pontos, à frente de equipas como Sporting de Braga e Vitória de Guimarães. Patrick William confessa que não esperava um arranque tão forte.

"Sendo bem sincero, não esperava. Quando uma equipa sobe da segunda divisão, o objetivo é pontuar o máximo e confirmar a permanência o mais rápido possível. Sempre desejamos, mas é muito difícil que aconteça. Estamos muito felizes, espero que a sequência continue e possamos confirmar a presença na I Liga o mais rápido possível", afirma.

No campeonato, o Estoril tem apenas uma derrota e aconteceu frente ao campeão Sporting. Nem o Benfica passou no Estádio António Coimbra da Mota, tendo empatado a uma bola. Patrick prevê mais surpresas.

"Pela forma como jogamos e os objetivos de jogo que temos, acredito que vamos surpreender muita gente. Estamos a trabalhar com os pés no chão e humildade, vamos conquistando ponto a ponto e espero que ainda consigamos surpreender muita gente", atira.

Bruno Pinheiro essencial para a mudança

Patrick William chegou este verão ao Estoril, mas é a sua terceira época na I Liga, depois de ter estado no Famalicão. O central brasileiro considera que a transferência foi a melhor opção para a sua carreira e destaca a chamada do treinador Bruno Pinheiro.

"Acredito que foi a melhor opção a nível desportivo. Precisava de um lugar que me desse confiança, o 'mister' ligou-me e demonstrou a confiança que tinha em mim. Uma das coisas fundamentais para vir foi a conversa que tive com ele, fiquei muito contente. Tudo bateu certo com a minha filosofia, como pessoa e jogador. O Estoril é um grande clube, apesar de vir da segunda divisão. Saí do Famalicão e foi uma boa escolha desportivamente, é um clube de muita tradição e lança muitos jogadores", atira.

O central deixa grandes elogios a Bruno Pinheiro, o treinador que "tem o respeito de todos os jogadores". "É muito dedicado, a equipa técnica trabalha muito, todos estamos muito felizes com o trabalho dele", atira.

Patrick destaca a filosofia de jogo que o Estoril não abdica, independentemente da força do adversário: "Quando uma equipa não perde a sua essência é o mais importante. Ele trouxe muitas coisas da época passada para cá, eu não estava cá, mas sinto isso. Não abrimos nem vamos abrir mão do nosso estilo de jogo, o mister tem personalidade para jogar. Vamos a jogo com o objetivo claro de jogar melhor do que o adversário".

Lucas Veríssimo é inspiração para chegar à seleção

Patrick William ainda espera "realizar muitos sonhos" na carreira: "Sou um jogador ambicioso, espero não ficar por aqui, quero grandes ligas e grandes clubes e, quem sabe um dia, a seleção brasileira".

O central olha para um dos clubes lisboetas, o Benfica, para se inspirar em Lucas Veríssimo, que chegou à seleção brasileira a jogar em Portugal.

"Parece ser muito longe, ele [Lucas Veríssimo] está num clube com capacidade e influência maior, mas o Benfica está a 30 minutos de distância e tem um jogador na seleção, posso não estar tão longe. É preciso acreditar nos nossos sonhos e nada é impossível", termina.

Patrick William esteve duas épocas no Famalicão Foto: Hugo Delgado/Lusa
Patrick William esteve duas épocas no Famalicão Foto: Hugo Delgado/Lusa
Partrick William é central, mas também já jogou adaptado a lateral direito Foto: José Sena Goulão/Lusa
Partrick William é central, mas também já jogou adaptado a lateral direito Foto: José Sena Goulão/Lusa
Bruno Pinheiro devolveu o Estoril à I Liga Foto: Hugo Delgado/Lusa
Bruno Pinheiro devolveu o Estoril à I Liga Foto: Hugo Delgado/Lusa
Patrick William chegou ao Estoril esta época Foto: Estoril Praia
Patrick William chegou ao Estoril esta época Foto: Estoril Praia

Patrick William soma oito jogos esta época no Estoril e luta pela titularidade com Nahuel Ferraresi, Lucas Áfrico e Bernardo Vital. O central vai continuar a procurar afirmar-se no principal escalão português, num Estoril que promete continuar a dar cartas esta temporada.

Natural de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, o central, de 24 anos, começou a sua formação no Internacional de Porto Alegre e terminou-a no Cruzeiro. Iniciou o percurso como profissional no Tupi, na terceira divisão brasileira, passou pelo Ceará, onde se estreou no Brasileirão e estava no Vila Nova, do segundo escalão, quando foi contratado pelo Famalicão, em 2019, no ano do regresso do clube minhoto à I Liga.

Central de raiz, foi também utilizado a lateral-direito. Fez 45 jogos, em duas épocas no Famalicão e marcou um golo. Ainda começou a época no clube - fez o jogo com o Feirense para a Taça da Liga -, mas acabou por ser transferido para o Estoril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+