Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos

Liga 3 arranca esta sexta-feira. Tudo o que precisa de saber sobre a nova competição do futebol português

13 ago, 2021 - 07:00 • Eduardo Soares da Silva

Liga 3 substitui o Campeonato de Portugal como a terceira divisão, que é relegado para o quarto nível da hierarquia. A nova prova conta com 24 equipas e tem como objetivo aumentar a competitividade e preparar os clubes para os campeonatos profissionais.

A+ / A-

Arranca, esta sexta-feira, a nova Liga 3, uma nova prova criada pela Federação Portuguesa de Futebol, e que toma o lugar do Campeonato de Portugal como a terceira divisão do futebol português.

O anúncio da criação da prova foi feito no final da temporada 2019/20, após a pandemia da Covid-19 ter obrigado a um alargamento do Campeonato de Portugal para 96 equipas.

A competição arranca esta tarde, com o Braga B-Oliveirense e o Real Massamá-Sporting B.

Porquê a criação de uma nova competição?

A Federação Portuguesa de Futebol decidiu criar a Liga 3 no final da temporada 2019/20, após os primeiros efeitos da pandemia da Covid-19 no futebol e que obrigou à paragem dos campeonatos durante vários meses.

A intenção é "assegurar o maior número possível de projetos equilibrados", "aumentar a competitividade", "melhorar a qualidade de jogo", "aproximar os adeptos do futebol local" e "criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português na transição dos sub-19 para os seniores, assim como garantir um formato adequado ao que se prevê venha a ser a próxima época, no quadro da pandemia Covid-19".

Na prática, a criação da Liga 3 foi uma oportunidade de restruturar o terceiro escalão do futebol português, que contava com a participação de 96 equipas, com apenas duas vagas para subida à II Liga.

O Campeonato de Portugal contava, há duas temporadas, com 72 equipas, divididas em quatro séries regionais de 18 clubes. Com a pandemia da Covid-19, a Federação tomou a decisão de não despromover qualquer clube da temporada que não foi concluída, em 2020, e encaixar as equipas que foram promovidas dos campeonatos distritais.

Em 2020/21, a prova contou com 96 equipas, divididas em oito séries de 12 equipas, com as mesmas duas vagas de subida à II Liga, alcançadas pelo Trofense e Estrela da Amadora, e ainda um "play-off" de subida à Liga 3.

Com a atual restruturação, a Liga 3 passa a ser composta por 24 equipas, com as mesmas duas vagas de acesso direto aos campeonatos profissionais, e ainda uma vaga de "play-off", que defronta o antepenúltimo classificado da II Liga, sendo que o Campeonato de Portugal é reduzido a 63 equipas.

Qual é o formato da Liga 3?

A Liga 3 é composta por 24 equipas, divididas em duas séries de 12, entre Zona Norte e Zona Sul. Os quatro primeiros classificados de cada série, no final das 22 jornadas, qualificam-se para a segunda fase, de apuramento de campeão, que será também dividida em duas séries. Os vencedores garantem promoção automática à II Liga e discutem entre si o título de campeão da Liga 3.

Os segundos classificados das séries da fase de apuramento de campeão disputam um "play-off". O vencedor defronta o antepenúltimo classificado da II Liga para decidir a última vaga de acesso ao campeonato profissional.

As 16 equipas que na primeira fase ficarem entre o 5.º e 12.º lugares das zonas norte e sul disputam a 2.ª fase de manutenção e descida. São divididas em quatro séries de quatro equipas. Os últimos classificados de cada série descem ao Campeonato de Portugal. Quatro equipas do Campeonato de Portugal subirão à Liga 3 no final da temporada.

É um campeonato profissional?

Não, a Liga 3 não obriga os clubes a ter todos os jogadores com contrato profissional, no entanto, há uma série de regras e pressupostos financeiros mais exigentes do que o Campeonato de Portugal, com o objetivo de preparar os clubes para a profissionalização e reduzir a distância do terceiro escalão para a II Liga.

Os clubes foram obrigados a apresentar um pedido de licenciamento, que incluía declaração de inexistência de dívidas, e garantia que os jogadores não recorreram ao fundo de garantia salarial no ano anterior.

Quem não pagar a jogadores ou equipa técnica, incorre em multas que podem ir aos mil euros, sendo que há ainda a previsão de perda de pontos e inscrição de jogadores caso um cluba recorra ao fundo de regularização salarial.

O maior exemplo do controlo financeiro que a Federação terá com a competição é o Leça, que se qualificou para a Liga 3, mas a inscrição foi recusada devido a uma dívida ao fisco. O clube de Leça da Palmeira foi substituído pela Sanjoanense.

Os jogos serão transmitidos?

A FPF garante que a maioria dos jogos será transmitido pelos meios oficiais do organismo, o Canal 11, e haverá prémios a distinguir os melhores jogadores e treinadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • LADEMIR LUIZ BEAL
    15 ago, 2022 CAXIAS DO SUL - BRASIL 09:56
    Sou brasileiro e gosto muito da história do Os Belenses. Torço pela recuperação deste clube cheio de histórias lindas.
  • Bruno
    13 ago, 2021 aqui 22:39
    Enfim, sempre com invenções para se voltar ao mesmo. Há uns anos atrás existia 4 escalões acima dos distritais (primeiro dívisão, divisão de honra, segunda divisão e terceira divisão). Decidiram desmantelar este sistema e criaram o campeonato de Portugal que ia agrupar equipas da segunda e terceira divisão. Agora, volta-se ao mesmo, com quatro divisões acima dos distritais.. porque se mudou se no fim acabámos no mesmo?

Destaques V+