Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Euranet
Visto de Fora
Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici comentam, semanalmente, o país, os portugueses e a Europa. O ponto de vista espanhol e francês para ouvir à sexta-feira às 10h20.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Fora (11/06/2021)

VISTO DE FORA

​Certificado a várias velocidades

11 jun, 2021 • Anabela Góis


Semana marcada pela aprovação do Certificado Verde de Vacinação. Nalguns países o processo está mais adiantado, mas vai ser activado em toda a Europa no próximo dia 1.

Bruxelas está a negociar com países fora da Europa para que este certificado seja reconhecido. O ministro português dos Negócios Estrangeiros já disse que as negociações com o Reino Unido estão atrasadas. As relações entre Londres e a EU têm sido difíceis e isto vai complicar muito a recuperação do sector para os países mais dependentes do mercado britânico, como é o caso de Portugal.

Portugal ainda vai entrar em testes. Em França o processo está mais avançado e isso pode permitir a reabertura das discotecas no início do Verão.

Entretanto, Espanha decidiu esta semana - e de forma unilateral - impor restrições aos viajantes de Portugal, exigindo teste à Covid para atravessar a fronteira terrestre, o que ainda fez tremer as relações entre os dois países. Mas, depois, recuou. Begoña Iñiguez explica como é que este caso foi seguido em Espanha.

A Comissão Europeia veio ontem exigir transparência sobre a origem do novo coronavírus e acesso dos investigadores a toda a informação para que a situação não se repita.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.