Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (28/05/2021)

​VISTO DE BRUXELAS

​Vacinas no bom caminho

28 mai, 2021 • Vasco Gandra


Depois dos atrasos e dificuldades iniciais, a vacinação na União Europeia está agora bem encaminhada. A presidente da Comissão diz que quase metade dos adultos da União Europeia já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid e, ao ritmo actual, Ursula von der Leyen acredita que é possível cumprir a meta de ter 70% da população adulta na Europa vacinada em finais de Julho.

A expectativa é de uma reabertura progressiva no conjunto da União. Ainda assim os líderes europeus pedem vigilância face à emergência de variantes.

Para uma reabertura coordenada entre os 27 vai ser importante o certificado digital para facilitar as deslocações dentro da União Europeia. Para que este sistema funcione é necessário implementar rapidamente a logística. Portugal começa esta semana a fase de testes, garante António Costa.

Resta então ver se tudo funciona correctamente, o objetivo é ter este sistema operacional a 1 de Julho.

Já eu para perceber que o impacto da pandemia só será contido através de uma resposta à escala global, nesse sentido os líderes europeus assumiram o compromisso de partilhar doses de vacinas com os países mais necessitados.

A União Europeia é o maior exportador do mundo de vacinas contra a Covid e os líderes europeus prometem continuar os esforços para aumentar a produção de vacinas, a nível mundial.

Entretanto da Cimeira desta semana sai o compromisso de os 27 doarem 100 milhões de doses até ao final do ano para apoiar países necessitados.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.