Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (05/03/2021)

VISTO DE BRUXELAS

​O futuro da Europa e um passaporte polémico

05 mar, 2021 • Vasco Gandra com Pedro Caeiro


António Costa participa na próxima quarta-feira em Bruxelas na cerimónia de assinatura da declaração conjunta que vai instituir a Conferência sobre o Futuro da Europa. Olhamos também para o processo de vacinação na UE e para a hipótese não muito pacífica de uma espécie de “passaporte” para quem está vacinado e que permita deslocações dentro da UE.

A Comissão Europeia espera apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que facilite as deslocações de trabalho e as viagens turísticas dentro da União Europeia ainda este Verão.

Este certificado é uma espécie de passe que deverá conter informação sobre a situação da pessoa relativamente à Covid-19: se foi vacinada ou se recentemente testou negativo ou, no caso de ter estado doente, informação sobre a recuperação.

A proposta está ainda a ser trabalhada e deverá clarificar alguns aspectos técnicos e médicos que ainda suscitam questões.

A Comissão já disse que a iniciativa “vai respeitar a proteção de dados, a segurança e a privacidade” da pessoa.

O certificado permitirá “retomar a normalidade” do quotidiano dos cidadãos europeus “nas melhores condições possíveis”, afirmou Marta Temido que presidiu esta semana a uma reunião dos ministros da Saúde da União Europeia.

A prioridade da União Europeia continua a ser o processo de vacinação e acelerar a produção e entrega de vacinas.

No final do encontro, a comissária da Saúde sublinhou que a UE espera ainda em março um aumento de produção de vacinas contra a Covid, aguardando também a avaliação de outras vacinas nas próximas semanas.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.