Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (15/01/2021)

VISTO DE BRUXELAS

Certificado de vacinação é ideia bem-vinda

15 jan, 2021 • Pedro Caeiro


A presidente da Comissão Europeia e mais oito membros do Colégio deslocam-se esta sexta feira a Lisboa para uma ronda de contactos com a presidência portuguesa do Conselho da UE. Em vésperas da visita, Ursula von der Leyen concedeu uma entrevista por videoconferência aos correspondentes portugueses em Bruxelas.

Ursula von der Leyen deu uma entrevista coletiva aos correspondentes portugueses em Bruxelas na qual afirmou que a viagem a Portugal é essencial, mesmo quando Portugal entra em situação de confinamento.

A presidente da Comissão Europeia considera que se deve criar um certificado de vacinação contra a Covid e disse que as vacinas são uma prova da união dos 27, mas que é preciso manter todos os cuidados nesta fase de agravamento da pandemia na Europa.

Ursula Von der Leyen destacou ainda o pilar social como prioridade da Presidência Portuguesa da União Europeia.

Por causa da situação pandémica na Europa, a habitual visita do colégio de comissários ao país que exerce a presidência rotativa da União Europeia será apenas de um dia, ao contrário dos dois habituais, e contará apenas com a presença da presidente e de 6 comissários.

Questionada sobre o caso do magistrado português para a Procuradoria Europeia, Von der Leyen diz que "é matéria para ser decidida pelo Conselho" da União Europeia, não pela Comissão.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.