Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (09/05/2019)

Visto de Bruxelas

As taxas (e não impostos) da discórdia

09 mai, 2019 • Pedro Caeiro


As previsões da primavera da Comissão Europeia e as "taxas europeias" foram os temas fortes desta edição.

A União Europeia não tem capacidade de recolher impostos porque não tem uma autoridade tributária comum. Quanto muito, poderá falar-se de um aumento das receitas através da cobrança de algumas taxas país a país, para que o Orçamento Comunitário não se ressinta muito com a saída do Reino Unido (Brexit) e para evitar que os fundos comunitários sofram um rombo.

As possíveis taxas em causa são três: uma sobre grandes transações financeiras internacionais; outra sobre plataformas transnacionais do setor digital (por exemplo, sobre a Google ou outros gigantes); ou uma taxa relativa ao comércio das licenças de emissão de poluentes.

PSD e PS concordam nestas três taxas. CDS e PCP estão contra, embora por razões diferentes.

Já o Bloco de Esquerda é parcialmente a favor, como deixou claro a candidata Marisa Matias na recente entrevista concedida à Renascença a propósito das eleições europeias. Concretamente, o Bloco não concorda com a taxa das emissões poluentes, por achar que se deve “olhar de uma forma mais séria para as alterações climáticas”.

Desemprego em mínimos históricos

A semana fica marcada pela divulgação das previsões económicas da Primavera, com a economia europeia a continuar a expandir-se pelo sétimo ano consecutivo.

Bruxelas prevê, ainda, que o PIB real cresça em todos os Estados-membros. Nesta altura, o abrandamento do crescimento e do comércio mundiais, a juntar à grande incerteza quanto às políticas comerciais, está a pesar sobre as perspetivas de crescimento do Produto Interno Bruto, quer para este, quer para o próximo ano.

No que toca ao emprego, o número de europeus a trabalhar é o mais elevado de sempre e espera-se que o crescimento do emprego continue, embora a um ritmo mais lento. Uma realidade que, em conjunto com o aumento dos salários, uma inflação moderada, condições de financiamento favoráveis e medidas de apoio orçamentais nalguns Estados-membros, deverá permitir que se mantenha a procura interna.

No total, prevê-se que o PIB cresça 1,4% na UE este ano e 1,2% na Zona Euro. O crescimento do PIB no próximo ano deverá aumentar ligeiramente para 1,6% na UE e 1,5% na zona euro.

Inflação continua moderada

As previsões da inflação na UE apontam uma redução para 1,6% em 2019 e um aumento para 1,7% em 2020. Já a dívida pública deverá, pelas contas de Bruxelas, continuar a diminuir, embora a um ritmo mais lento.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.