10 jul, 2024
A Espanha garantiu ontem à noite a sua presença na final do Campeonato da Europa de Futebol, que no próximo domingo terá lugar em Berlim.
Resta saber quem irá acompanhar os espanhóis nessa grande festa, uma dúvida que holandeses e ingleses vão esclarecer nesta quarta-feira.
Se havia ainda quem não acreditasse na selecção de Luís de La Fuente, tudo ficou esclarecido após o embate de ontem entre espanhóis e franceses: uma vitória clara, ainda que não expressa em números folgados, e a certeza de que teremos no derradeiro jogo uma equipa forte, com muita qualidade, e servida por jogadores jovens que lhe emprestam um cunho de grande ambição e determinação, capazes de ajudar a construir mais um vitória, agora na final do próximo domingo.
A selecção francesa ainda foi capaz de criar espaço para a esperança, quando apenas estavam decorridos nove minutos de jogo, através de um golo apontado por Kuolo Muani.
Porém, uma dúzia de minutos depois o jovem Yamal repunha o empate para, quatro minutos a seguir, Olmo fixar o resultado, que viria a ser final.
Aparte as oscilações que se registaram no marcador, nunca terá passado pelas nossas mentes a ideia de que os espanhóis não seriam capazes de chegar ao fim em vantagem, tangencial nos números, mas sobejamente superior em todos os domínios do jogo.
Tendo já revelado algumas oscilações frente à selecção portuguesa, a equipa escolhida por Didier Déschamps nunca foi capaz de fazer sonhar os seus prosélitos com uma presença na final. Um futebol previsível, e deficiente qualidade de alguns dos seus jogadores, sendo também considerar que a sua estrela maior, M`Bappé, nunca ajudou a acender uma esperança que se manteve apagada durante quase todo o tempo de jogo.
Logo à noite, Inglaterra e Países Baixos vão ambos tentar ocupar o único lugar que ainda permanece vago.
Um jogo certamente equilibrado, ficando por se saber, para já, qual das duas selecções vai conseguir chegar à festa final.