Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Acabou a festa

12 jul, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


É justa esta conquista da Itália.

No majestoso e lendário estádio de Wembley, em Londres, terminou ontem o Campeonato da Europa de Futebol com a vitória justa da selecção da Itália, que derrotou a Inglaterra, no desempate por grandes penalidades, depois de no final dos 120 minutos de jogo haver persistido uma igualdade a um golo.

Os italianos confirmaram nesta final as boas prestações feitas nos seis desafios anteriores, tendo chegado ao fim com um saldo apreciável de treze golos marcados contra apenas quatro sofridos.

Na fase de grupos, os transalpinos alcançaram três vitórias indiscutíveis, para depois, na fase a eliminar terem afastado as selecções da Áustria, Bélgica e Espanha, esta duas também tidas desde o início como sérias candidatas à conquista do título.

É justa esta conquista da Itália, que conquistou uma única vez campeonato europeu que remonta a 1968, há 53 anos, tendo então derrotado a Jugoslávia por 2-0 na final disputada no estádio Olímpico de Roma, e quando estávamos ainda no período do catenaccio, sistema defensivo que marcou durante muitos anos as actuações da squadra azzurra.

Para além desta conquista, merece ainda destaque a vitória nos mundiais de 1982 e 2006.

Quanto aos europeus, há ainda registo de quatro presenças nas finais, tendo a anterior sido disputada em 2012, há nove anos portanto.

Para além da vitória agora conseguida pela Itállia, merecem destaque as excelentes participações da Espanha, da Bélgica, em contraste com as presenças menos positivas de Portugal, França, e Alemanha.

Agora as baterias viram-se para o Mundial de 2022 que vai ter por cenário o Qatar, e no qual a nossa selecção deseja inverter o comportamento que marcou esta presença no Campeonato da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.