Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Mais do que um jogo, uma vida

05 fev, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O que se deseja é que o atleta portista Nanu consiga ultrapassar as dificuldades que lhe foram criadas por um lance de que saiu lesionado com muita gravidade.

Do ponto de vista humano foram dramáticos os minutos finais do jogo disputado no Jamor entre Belenenses SAD e Futebol Clube do Porto. E, antes de tudo, o que se deseja é que o atleta portista Nanu consiga ultrapassar as dificuldades que lhe foram criadas por um lance de que saiu lesionado com muita gravidade.

Quanto ao jogo em si, duas notas prévias que consideramos relevantes e, ao mesmo tempo, indesculpáveis: desde logo, o lamentável estado em que se encontra o relvado do Estádio Nacional, que continua a ser utilizado pela Belenenses SAD, perante a serenidade das entidades, que já deveriam ter tomado uma decisão em relação a esta matéria.

É que, para além da má qualidade do futebol que daí resulta, o menos importante, acrescenta-se o perigo em que ali são colocados os jogadores chamados a atuar em cada desafio.

Depois, a escolha de Fábio Veríssimo para dirigir este embate entre dragões e belenenses. De um modo geral, a comunidade do futebol reconhece a fraca qualidade dos árbitros portugueses, um tema por nós aqui já tratado por diversas vezes.

Cremos que esse é, aliás, o aspeto mais gravoso, se nos recordarmos dos quadros arbitrais da nossa praça, integrados por nomes que foram sempre muito considerados, e não apenas a nível nacional.

Fábio Veríssimo esteve em particular destaque num jogo recente no Estádio do Bessa, onde “amarelou” um atleta de forma indevida, como ele próprio viria mais tarde a reconhecer.

Só por isso, aos responsáveis pela arbitragem portuguesa seria recomendável todo o cuidado, poupando-o de nomeações em tempo imediato. A verdade é que o juiz leiriense foi designado logo a seguir para dois jogos, o último dos quais ontem à noite no Estádio do Jamor.

E olhando, finalmente, para os resultados, ressalta o empate portista com reflexos imediatos na sua posição classificativa, que poderá agravar-se se os leões conseguirem vencer no Estádio dos Barreiros a equipa do Marítimo, a única com a qual perdeu nesta temporada, em desafio da Taça de Portugal.

Chega hoje ao fim a primeira volta do campeonato, ficando a faltar 51 pontos para disputar, e como grande novidade a situação de liderança do Sporting, a contrariar aquilo que tem acontecido nos últimos anos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    05 fev, 2021 Funchal 17:03
    É uma vergonha este B. SAD, utilizar o Estádio Nacional, vão jogar noutro campo lisboeta qualquer. Se caírem para a segunda liga, vão continuar a jogar no Jamor? No choque do Nanu e o guarda redes, foi casual, próprio dum jogo de contato. Ainda bem que que está melhor. É bom rapaz e trabalhador, o Marítimo não o esqueceu.
  • João Santos
    05 fev, 2021 Lx 14:42
    Quando o Porto não ganha, os árbitros são sempre maus. Quando erram contra o Benfica são bons.