Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

A polémica dos cartões

28 jan, 2021 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O que parece importante retirar deste tema é a visível falta de unanimidade a que se assiste todas as semanas em diversos desafios das nossas competições, o que reflete a falta de qualidade que se reconhece ao quadro de árbitros nacionais.

Num campeonato atribulado como o que está a decorrer em Portugal são possíveis todos os desmandos e da mais variada ordem.

O tema quente destes últimos dias tem sido aquele que refere a amostragem de um cartão amarelo ao jogador do Sporting Palhinha por iniciativa do árbitro Fábio Veríssimo.

As análises a este assunto não têm sido orientadas no mesmo sentido. Antigos árbitros, agora comentadores na imprensa desportiva, não são unânimes nas suas apreciações.

Porém, abstraindo-nos desse âmbito constata-se que as opiniões apontam no mesmo sentido, ou seja, a decisão do juiz de campo, no Estádio do Bessa, resultou de uma visão distorcida do árbitro.

A questão atingiu discussão alargada, sobretudo porque, a confirmar-se a decisão tomada na terça-feira à noite no Bessa, o jogador do Sporting não vai poder estar presente no jogo que vai ter lugar na próxima semana no Estádio José Alvalade, entre os dois maiores e mais antigos rivais do futebol português.

O que parece importante retirar deste tema é a visível falta de unanimidade a que se assiste todas as semanas em diversos desafios das nossas competições, o que reflete a falta de qualidade que se reconhece ao quadro de árbitros nacionais.

Por alguma razão não têm sido chamados pelas instâncias internacionais a estar presentes nas grandes competições, como campeonatos do mundo ou da Europa.

O tempo dos grandes árbitros em Portugal terminou com Pedro Proença, agora presidente da Liga de Clubes de Futebol, que atingiu o pico mais alto da sua carreira quando foi designado como o melhor árbitro do mundo.

Depois disso instalou-se a mediania e hoje não se pode falar do alto padrão dos juízes. Situação acrescida de nota ainda mais negativa, a partir do momento em que foi preciso “inventar” figuras para as tarefas do VAR, onde as prestações dos chamados têm sido ainda mais lamentáveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Santos
    28 jan, 2021 Lx 14:03
    Mas se o Palhinha estivesse ausente dum Porto Sporting, se calhar a decisão do árbitro teria sido correta.